MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095

Palabras clave:

Adequação na formação docente, Formação docente, Dados Educacionais, Políticas Educacionais, Educação Básica.

Resumen

O artigo analisa o Indicador de Adequação da Formação Docente dos profissionais que atuam no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio no Paraná, por meio da plataforma Mapeamento da Formação Docente do Paraná (Mapfor Paraná) com base nos dados do Censo Escolar. Compreender melhor a formação dos docentes se faz importante para direcionar melhor as ações formativas. A análise dos dados mostrou que, apesar de uma grande parcela dos docentes do estado do Paraná possuir formação em nível superior, nem todos tem formação em licenciatura e há uma parcela deles que atuam em disciplinas que não condizem com sua formação. Nesta condição, destacam-se docentes da rede privada e os professores com contratos temporários.

Biografía del autor/a

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná.

Adriana Aparecida Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná.

Thiago Alves, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás

Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG) lotado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG). 

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Publicado

2023-04-12

Cómo citar

Schneider, G., Silveira, A. A. D., & Alves, T. (2023). MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095

Número

Sección

Artigos