MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095Palabras clave:
Adequação na formação docente, Formação docente, Dados Educacionais, Políticas Educacionais, Educação Básica.Resumen
O artigo analisa o Indicador de Adequação da Formação Docente dos profissionais que atuam no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio no Paraná, por meio da plataforma Mapeamento da Formação Docente do Paraná (Mapfor Paraná) com base nos dados do Censo Escolar. Compreender melhor a formação dos docentes se faz importante para direcionar melhor as ações formativas. A análise dos dados mostrou que, apesar de uma grande parcela dos docentes do estado do Paraná possuir formação em nível superior, nem todos tem formação em licenciatura e há uma parcela deles que atuam em disciplinas que não condizem com sua formação. Nesta condição, destacam-se docentes da rede privada e os professores com contratos temporários.
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