A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: DIMENSÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87957

Resumen

O artigo se propõe a caracterizar e analisar a atuação do Instituto Natura em diferentes redes públicas estaduais de ensino no país, destacando as principais dimensões da educação escolar sobre as quais se dá sua maior incidência; e apontar algumas implicações da presença desse ator privado na educação pública. Adotamos, por um lado, a perspectiva do direito humano à educação, conforme estabelecido nos marcos legais vigentes no país desde a redemocratização (1988); e por outro, a crítica à política crescente de privatização da educação pública brasileira, especialmente no nível básico, cujas estratégias compõem as orientações neoliberais presentes no Estado e nos governos de turno, nas diferentes esferas administrativas. Ressaltamos as contradições do movimento histórico, o comprometimento dos espaços e processos democráticos na vida institucional e social, atingindo direta e simultaneamente importantes dimensões do direito à educação. O artigo baseia-se nos dados sistematizados no âmbito da pesquisa “Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública (2005-2018)”, realizada pelo GREPPE/Unicamp. Fundado em 2010, o referido Instituto figura entre os atores privados de maior influência nas políticas públicas educacionais do país, contribuindo fortemente na construção hegemônica da perspectiva privatizante, típica do neoliberalismo. O artigo conclui que essas práticas privatizantes têm comprometido a gestão democrática escolar, os processos participativos, levando, consequentemente, ao esvaziamento das instâncias deliberativas colegiadas, o que é pressuposto tanto na definição social do que se entende por qualidade na educação quanto na efetivação de uma pedagogia escolar que busque uma formação dialógica e emancipatória dos sujeitos.

Citas

ARAUJO, Gilda Cardoso de; NASCIMENTO, Rosenery Pimentel do. “Educação Já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos Pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e77534, 2020. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/rBG8CYMkBbgqD4T4LpT3ytS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 abr. 2022.

CÁSSIO, Fernando; AVELAR, Marina; TRAVITZKI, Rodrigo; NOVAES, Thais Andrea Furigo. Heterarquização do Estado e a expansão das fronteiras da privatização da educação em São Paulo. Educação & Sociedade, 2020, Campinas, v. 41, e241711 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kxDYrrv3sTJVFWThpTHZ7vc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

DOMICIANO, C.; ADRIÃO, T. Privatização da e na educação infantil: perspectivas em diálogo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e000136, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698000136.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GARCIA, Teise; ADRIÃO, Theresa (Orgs). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). [e-book] Curitiba: CRV, 2018

LIMA, L. C. Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 129-144, 2018. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/lima.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

MARTINS, A. S. A educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21–28, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.4i1.021028. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/467. Acesso em: 19 maio. 2022.

MEDEIROS, Islayne Monalisa da Silva. A atuação do Instituto Natura na educação pública brasileira (2010-2014). Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação. João Pessoa. 2015. 154f. Disponível em: www.repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8564/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES, 29 (78), ago., 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200005. Acesso em: 12 abr. 2022.

SOUZA, Camila A. Educação Básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2021.

SUNO. Guilherme Leal Bilionários. [2022]. Disponível em: https://www.suno.com.br/tudo-sobre/guilherme-leal/. Acesso em: 05 maio 2022.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Leitão de Souza, A. L., & Silva, A. F. da. (2023). A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: DIMENSÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87957

Número

Sección

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação