REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS EM PESQUISA EDUCACIONAL: O CASO DAS TAXAS DE COBERTURA DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Claudia Regina Baukat Silveira Moreira Doutoranda em Políticas Educacionais - PPGE/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.35090

Palabras clave:

Dados quantitativos, taxas de cobertura de matrículas, pesquisa educacional

Resumen

A partir da comparação dos dados disponíveis relativos ao Censo Escolar da Educação Básica (BRASIL, MEC/INEP, 2010) e ao Censo Demográfico de 2010 (BRASIL, IBGE, 2010) este artigo apresenta algumas reflexões sobre os limites e as possibilidades da utilização de bases de dados quantitativos na pesquisa em Política Educacional. Para tanto, recorre à análise dos dados em si, bem como à análise e comparação das metodologias de coleta dos dados de cada uma das pesquisas. Conclui-se que, em que pesem as dificuldades impostas ao pesquisador, é imperativa a construção de metodologias que permitam a utilização de tais dados e que cabe à comunidade de pesquisadores ter clareza de que os dados não constituem a realidade, eles apenas indicam elementos para a compreensão da realidade.

Palavras-chave: dados quantitativos, taxas de cobertura de matrículas, pesquisa educacional.

Biografía del autor/a

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira, Doutoranda em Políticas Educacionais - PPGE/UFPR

Bacharel e Licenciada em História (UFPR, 1997); Mestre em História (UFPR, 2000); Doutoranda em Políticas Educacionais (PPGE/UFPR) e professora de Antropologia e Sociologia na Universidade Positivo (PR).

Cómo citar

Baukat Silveira Moreira, C. R. (2014). REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS EM PESQUISA EDUCACIONAL: O CASO DAS TAXAS DE COBERTURA DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jornal De Políticas Educacionais, 8(15). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.35090

Número

Sección

Artigos