A visão androcêntrica do mundo: elemento facilitador para o acesso dos homens às funções da gestão escolar

Autores/as

  • Vanisse Simone Alves Corrêa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i7.21863

Palabras clave:

Gestão escolar, Eleição para diretores/as, Visão androcêntrica de mundo, Relações de gênero e poder

Resumen

O artigo analisa a vantagem que os homens possuem quando competem com mulheres no acesso às funções da gestão escolar (direção e vice-direção) da  rede Municipal de Ensino de Curitiba.  a visão androcêntrica do mundo leva os/as docentes a preferirem homens nas funções superiores da gestão escolar, mesmo quando estes são mais jovens, menos experientes e menos qualificados academicamente do que as mulheres. A disputa pelos cargos se dá em complexas relações de poder e gênero. a metodologia analisa dados empíricos advindos de informações sobre as eleições de 2008 para diretores/as e vice-diretores/as, bem como dos microdados da Prova Brasil 2007 referentes aos/às diretores/as. Com suporte teórico em Bourdieu, Weber, Foucault e Scott, o trabalho conclui que a visão masculina de mundo é elemento facilitador para a entrada de homens na gestão escolar, configurando uma situação de vantagem para os mesmos. Já para as mulheres, representa desvantagem profissional, mesmo na Educação, onde o número de mulheres é muito superior ao de homens.

Cómo citar

Corrêa, V. S. A. (2010). A visão androcêntrica do mundo: elemento facilitador para o acesso dos homens às funções da gestão escolar. Jornal De Políticas Educacionais, 4(7). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i7.21863

Número

Sección

Artigos