POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: CONAES COMO MODELO PARTICIPATIVO PARA OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DO BRICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95980

Palavras-chave:

Conae, Brics, Políticas Educacionais, Participação

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o modelo participativo brasileiro na formulação do Plano Nacional de Educação, destacando o potencial das Conferências Nacionais de Educação (CONAEs) como uma possível inspiração para os países do BRICS. As fontes utilizadas foram os diversos documentos-chave que norteiam as políticas educacionais brasileiras na elaboração dos planos nacionais de educação e discussões internacionais sobre o papel da educação na visão da Unesco. Tais documentos foram analisados a partir dos debates teóricos sobre os impactos do neoliberalismo na educação. Os resultados indicam que, apesar das tensões, limitações e desafios na elaboração do Plano Nacional de Educação, a experiência brasileira oferece um exemplo valioso de participação democrática que visa à construção de políticas que promovam justiça social e equidade. Além disso, o modelo das CONAEs pode servir como contraponto para o avanço das políticas neoliberais nos países do BRICS, propondo uma alternativa focada na inclusão e na superação das desigualdades educacionais.    

Biografia do Autor

Luciane Terra dos Santos Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Brasil. Orcid: 0000-0003-3089-4263 E-mail: luciane.terra@ufrn.br

Rute Regis de Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Brasil. Orcid: 0000-0002-7483-1419 E-mail: ruteregis1@gmail.com

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Física e Cultura. Professor Visitante Sênior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Brasil. Orcid: 0000-0001-7769-9268 E-mail: ajgsoares@gmail.com

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Garcia, L. T. dos S., da Silva, R. R. de O., & Soares, A. J. G. (2024). POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: CONAES COMO MODELO PARTICIPATIVO PARA OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DO BRICS. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95980

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS