O FNDEP E OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM TORNOS DO BRICS: UMA EXPERIÊNCIA DO PASSADO PARA INSPIRAR AS LUTAS DO FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95977Palavras-chave:
Políticas educacionais, FNDEP, LDB, PNE, BricsResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa documental e de caráter exploratório, e tem por objetivo apresentar algumas das experiências do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (FNDEP) na elaboração e disputa das políticas educacionais no Brasil, especialmente a partir dos anos finais da década de 1980 e durante a década de 1990. Com base nisso, procura-se problematizar os espaços de articulação dos povos no interior do BRICS, na atualidade, compreendendo-o como frente agregadora dos países do Sul Global diante da ofensiva hegemônica estadunidense. O artigo apresenta os antecedentes do FNDEP, considerando-o como um importante aparelho privado de hegemonia, nos termos de Gramsci, e os debates que protagonizou na Assembleia Nacional Constituinte e durante os processos de discussão e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE) na década de 1990. A partir disso, conclui-se que o FNDEP nos legou um método de elaboração, organização e intervenção capaz de inspirar as lutas no campo educacional, tanto no Brasil quanto nos demais países da América Latina, em um cenário no qual o Brics se afirma como um espaço em potencial para catalisar movimentos de enfrentamentos e resistências, reacendendo a luta pela autodeterminação dos povos.
Referências
BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega. Revendo o Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 657-676, jul/set. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/58W3L3qtT7cxffMpbtybf4L/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 24 nov. 2023.
BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega; AGUIAR, Letícia Carneiro. LDB - projetos em disputa: Da tramitação à aprovação em 1996. Retratos Da Escola, v. 10, n.19, p. 407–428, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.703. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/703 . Acesso em: 20 nov. 2023.
COSTA, Lucas Nascimento Ferraz. Estratégias organizativas do lobby da educação na constituinte 87-88. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 170, p. 1088-1113, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145701. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5701. Acesso: 14 nov. 2023.
DEL ROIO, Marcos. As Revoluções Passivas na América Latina e a Debilidade da Hegemonia Burguesa nas Periferias. In: SILVEIRA, Zuleide Simas da, DUARTE, Luiz Claudio (org.). As Revoluções Passivas na América Latina e a Debilidade da Hegemonia Burguesa nas Periferias. Marília: Lutas Anticapital, 2023, v. 01, p. 147-159.
EVANGELISTA, Olinda. O Congresso Mineiro de Educação (1983 –1984) e a articulação entre organização da sociedade civil e educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1988.
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. 413 p.
FONSECA, Laura Souza; ARAÚJO, Raquel. Dias; VASCONCELOS, Elizabeth. Carla. (2019). O Andes-Sn e a defesa da Educação Pública: O Encontro Nacional de Educação como espaço de resistência. Revista Trabalho Necessário, v, 17, n. 33, p. 111-137, mai./ago. 2019 DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29371. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/29371. Acesso em: 10 nov. 2023.
GARCIA, Ana; LANNES, Daniel.; RESENDE, André. O Brasil nos BRICS: trajetória e desafios. Cadernos Adenauer, v. 24, p. 63-79, 2023. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/377527574_O_Brasil_nos_BRICS_trajetoria_e_desafios. Acesso em: 04 jun. 2024.
GARCIA, Ana. BRICS: um balanço crítico. Cadernos do Ceas, v. 241, p. 374-391, 2017. Disponível em: https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/354 DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n241.p374-391 . Acesso em: 25 mai. 2024.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, p. 258. v. 3.
LENIN, Vladmir. Ilianov. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. São Paulo: Expressão Popular, 2012. 176p.
MARTINS, Fernando, ALMEIDA, Janaina. Aparecida. Martins. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 2016, Curitiba. Disponível: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/trabalhos-completos-eixo-3-educacao-popular-e-movimentos-sociais Acesso em 21 nov. 2022.
TAVARES, Ana Carolina Cerveira. et al. O fórum nacional em defesa da escola pública – Fndep na agenda política brasileira de 1988. In: VI CONEDU - Vol 1... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 2587-2603. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65499 . Acesso em: 23/11/2022 09:16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
