PARADIPLOMACIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE MATO GROSSO (NURIMAT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95969

Palavras-chave:

Paradiplomacia, Atores subnacionais, Cooperação internacional, Política educacional

Resumo

Este artigo discute teoricamente o conceito de paradiplomacia e avalia o Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat) como ator paradiplomático. Metodologicamente, baseia-se em pesquisa documental e bibliográfica. Apresenta-se a estrutura e funcionamento do Nurimat e sua atuação em dois casos práticos: o acordo de cooperação com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) para criação do Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT) e a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. Argumenta-se sobre a importância da paradiplomacia para a política externa, sua relação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as possibilidades de avanço nas pesquisas desse campo emergente. Verifica-se que o Nurimat, universidades e outros possíveis novos atores são exemplos a serem observados no desenvolvimento das relações internacionais por agentes subnacionais. Discute-se que não há competição direta entre o Estado e atores subnacionais na paradiplomacia. No entanto, a percepção de que atividades paradiplomáticas são de "baixa política" marginaliza esse processo, resultando em uma compreensão limitada da atuação de atores subnacionais e suas consequências na política internacional. A pesquisa aponta que a cooperação nos BRICS oferece um campo fértil para estudar a paradiplomacia e a eficácia da política educacional, focando nas parcerias entre universidades, atores subnacionais e seus impactos na educação e inovação.

Biografia do Autor

Déberson Ferreira Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutor em Sociologia Política. Pesquisador e Oficial de Imigração e Compliance na Universidade de Sheffield. Sheffield, Reino Unido. Pesquisador e funcionário licenciado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9061-7068. E-mail: deberson.jesus@ufmt.br; d.dejesus@sheffield.ac.uk

Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutora em Educação. Funcionária da Secretaria de Relações Internacionais da UFMT. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Cuiabá, MT. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5725-4106. E-mail: joira.martins@ufmt.br

Caroline Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutora em Linguística. Professora Adjunta da UFMT. Docente do Programa de Pós-Graduação de Estudos em Linguagem (PPGEL/UFMT). Coordenadora do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola da UFMT. Cuiabá, MT. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3161-4078. E-mail: caroline.p.oliveira@ufmt.br

Referências

AGUIRRE, Iñaki. Making sense of paradiplomacy? An intertextual enquiry about a concept in search of a definition. Regional & Federal Studies, v. 9, n. 1, p. 185-209, 1999.

CORNAGO, Noe. Paradiplomacy and protodiplomacy. The Encyclopedia of diplomacy, p. 1-8, 2018.

DE WIT, H.; HUNTER, F. The future of internationalization of higher education in Europe. International higher education, n. 83, p. 2-3, 2015.

FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. O Itamaraty e a política externa brasileira: do insulamento à busca de coordenação dos atores governamentais e de cooperação com os agentes societários. Contexto Internacional, v. 34, n. 1, p. 311-355, 2012.

FARIAS, Déborah Barros Leal. Federalismo e Relações Internacionais. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade de Brasília, Brasília, 2000.

HOCKING, Brian. Localizing foreign policy: non central governments and multilayered diplomacy. Londres: Macmillan/St. Martins Press, 1993.

HOCKING, Brian. Bridging boundaries: creating linkages: non-central governments and multilayered policy environments. 1996.

KHOMYAKOV, Maxim; DWYER, Tom; WELLER, Wivian. Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most?. Sociologias, v. 22, n. 54, p. 120-143, 2020.

KINCAID, John. Constituent diplomacy in federal polities and the nation-state: Conflict and co-operation. In: MICHELMANN, Hans J; SOLDATOS, Panayotis. Federalism and international relations: the role of Subnational Units. Nova York, Oxford University Press, 1990. p. 54-75.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004

KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed.; e-book. São Leopoldo: Oikos, 2020.

KUZNETSOV, Alexander. Theory and practice of paradiplomacy: Subnational governments in international affairs. Routledge, 2015.

JUNQUEIRA, Cairo Gabriel Borges. Paradiplomacia: a transformação do conceito nas relações internacionais e no Brasil. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 83, p. 43-68, 2017.

LECOURS, André. Paradiplomacy: Reflections on the Foreign Policy and International Relations of Regions. International negotiations, v. 7, n. 1, p. 91-114, 2002.

MARTINS SENHORAS, Eloi. Geopolítica da paradiplomacia subnacional: Um estudo sobre a extroversão internacional dos municípios da rede de mercocidades. Anales del XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009.

MÈRCHER, Leonardo. Museus e visibilidade internacional das cidades: por uma ampliação do conceito de paradiplomacia identitária. In PEREIRA, Alexsandro Eugenio. (org.); BLANCO, Ramon. (org.); PEREIRA, Demetrius Cesário. (org.) Relações internacionais contemporâneas: Novos temas e novas abordagens. Curitiba: NEPRI/UFPR, 2020.

MIKLOS, Manoela Salem. A inserção internacional de unidades subnacionais percebida pelo Estado nacional: a experiência brasileira. 2010. 150f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais – UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2010.

MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira: os desafios de sua caracterização como política pública. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 11-41, 2013.

PAIGE, R. M. Internationalization of higher education: Performance assessment and indicators. Nagoya Journal of Higher Education, v. 5, n. 8, p. 99-122, 2005.

PAQUIN, Stephane. Paradiplomacy. In: Global Diplomacy. Palgrave Macmillan, Cham, 2020. p. 49-61.

PEREIRA, José Alexandre Lopes. O federalismo na diplomacia brasileira: o interesse do Itamaraty nas ações externas de governos subnacionais. Revista Cena Internacional, v. 6, n. 2, p. 144-159, 2004.

PRADO, Débora Figueiredo Mendonça. A atuação internacional dos governos subnacionais: construções conceituais, limites e contribuições para o caso brasileiro. Carta Internacional, v. 13, n. 3, 2018.

RIBEIRO, Maria Clotilde Meirelles. Globalização e novos atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras. Edufba, 2009.

SALOMON, Monica. Paradiplomacy in the developing world: the case of Brazil. In: Cities and Global Governance. Routledge, 2016. p. 59-82.

WADMAN, David Horacio García; QUINTANA, Paulina Jiménez; MORAN, María Gabriela Zapata. La Paradiplomacia Universitaria: La internacionalización de la educación superior en América Latina. Política, Globalidad y Ciudadanía, p. 37-37, 2018.

ZAPATA-MORÁN, María Gabriela; BERLANGA-RAMÍREZ, Jorge Hipólito; SALAZAR-MATA, Hugo. La paradiplomacia universitaria, las transformaciones de las universidades ante el COVID 19. Política, Globalidad y Ciudadanía, p. 233-253, 2021.

ZERAOUI, Zidane. Para entender la paradiplomacia. Desafíos, v. 28, n. 1, p. 15-34, 2016.

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Jesus, D. F., Martins, J. A. L. de O. A., & de Oliveira, C. P. (2024). PARADIPLOMACIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE MATO GROSSO (NURIMAT). Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95969

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS