PARADIPLOMACIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE MATO GROSSO (NURIMAT)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95969Palabras clave:
Paradiplomacia, Atores subnacionais, Cooperação internacional, Política educacionalResumen
Este artigo discute teoricamente o conceito de paradiplomacia e avalia o Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat) como ator paradiplomático. Metodologicamente, baseia-se em pesquisa documental e bibliográfica. Apresenta-se a estrutura e funcionamento do Nurimat e sua atuação em dois casos práticos: o acordo de cooperação com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) para criação do Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT) e a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. Argumenta-se sobre a importância da paradiplomacia para a política externa, sua relação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as possibilidades de avanço nas pesquisas desse campo emergente. Verifica-se que o Nurimat, universidades e outros possíveis novos atores são exemplos a serem observados no desenvolvimento das relações internacionais por agentes subnacionais. Discute-se que não há competição direta entre o Estado e atores subnacionais na paradiplomacia. No entanto, a percepção de que atividades paradiplomáticas são de "baixa política" marginaliza esse processo, resultando em uma compreensão limitada da atuação de atores subnacionais e suas consequências na política internacional. A pesquisa aponta que a cooperação nos BRICS oferece um campo fértil para estudar a paradiplomacia e a eficácia da política educacional, focando nas parcerias entre universidades, atores subnacionais e seus impactos na educação e inovação.
Citas
AGUIRRE, Iñaki. Making sense of paradiplomacy? An intertextual enquiry about a concept in search of a definition. Regional & Federal Studies, v. 9, n. 1, p. 185-209, 1999.
CORNAGO, Noe. Paradiplomacy and protodiplomacy. The Encyclopedia of diplomacy, p. 1-8, 2018.
DE WIT, H.; HUNTER, F. The future of internationalization of higher education in Europe. International higher education, n. 83, p. 2-3, 2015.
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. O Itamaraty e a política externa brasileira: do insulamento à busca de coordenação dos atores governamentais e de cooperação com os agentes societários. Contexto Internacional, v. 34, n. 1, p. 311-355, 2012.
FARIAS, Déborah Barros Leal. Federalismo e Relações Internacionais. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
HOCKING, Brian. Localizing foreign policy: non central governments and multilayered diplomacy. Londres: Macmillan/St. Martins Press, 1993.
HOCKING, Brian. Bridging boundaries: creating linkages: non-central governments and multilayered policy environments. 1996.
KHOMYAKOV, Maxim; DWYER, Tom; WELLER, Wivian. Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most?. Sociologias, v. 22, n. 54, p. 120-143, 2020.
KINCAID, John. Constituent diplomacy in federal polities and the nation-state: Conflict and co-operation. In: MICHELMANN, Hans J; SOLDATOS, Panayotis. Federalism and international relations: the role of Subnational Units. Nova York, Oxford University Press, 1990. p. 54-75.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed.; e-book. São Leopoldo: Oikos, 2020.
KUZNETSOV, Alexander. Theory and practice of paradiplomacy: Subnational governments in international affairs. Routledge, 2015.
JUNQUEIRA, Cairo Gabriel Borges. Paradiplomacia: a transformação do conceito nas relações internacionais e no Brasil. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 83, p. 43-68, 2017.
LECOURS, André. Paradiplomacy: Reflections on the Foreign Policy and International Relations of Regions. International negotiations, v. 7, n. 1, p. 91-114, 2002.
MARTINS SENHORAS, Eloi. Geopolítica da paradiplomacia subnacional: Um estudo sobre a extroversão internacional dos municípios da rede de mercocidades. Anales del XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009.
MÈRCHER, Leonardo. Museus e visibilidade internacional das cidades: por uma ampliação do conceito de paradiplomacia identitária. In PEREIRA, Alexsandro Eugenio. (org.); BLANCO, Ramon. (org.); PEREIRA, Demetrius Cesário. (org.) Relações internacionais contemporâneas: Novos temas e novas abordagens. Curitiba: NEPRI/UFPR, 2020.
MIKLOS, Manoela Salem. A inserção internacional de unidades subnacionais percebida pelo Estado nacional: a experiência brasileira. 2010. 150f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais – UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2010.
MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira: os desafios de sua caracterização como política pública. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 11-41, 2013.
PAIGE, R. M. Internationalization of higher education: Performance assessment and indicators. Nagoya Journal of Higher Education, v. 5, n. 8, p. 99-122, 2005.
PAQUIN, Stephane. Paradiplomacy. In: Global Diplomacy. Palgrave Macmillan, Cham, 2020. p. 49-61.
PEREIRA, José Alexandre Lopes. O federalismo na diplomacia brasileira: o interesse do Itamaraty nas ações externas de governos subnacionais. Revista Cena Internacional, v. 6, n. 2, p. 144-159, 2004.
PRADO, Débora Figueiredo Mendonça. A atuação internacional dos governos subnacionais: construções conceituais, limites e contribuições para o caso brasileiro. Carta Internacional, v. 13, n. 3, 2018.
RIBEIRO, Maria Clotilde Meirelles. Globalização e novos atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras. Edufba, 2009.
SALOMON, Monica. Paradiplomacy in the developing world: the case of Brazil. In: Cities and Global Governance. Routledge, 2016. p. 59-82.
WADMAN, David Horacio García; QUINTANA, Paulina Jiménez; MORAN, María Gabriela Zapata. La Paradiplomacia Universitaria: La internacionalización de la educación superior en América Latina. Política, Globalidad y Ciudadanía, p. 37-37, 2018.
ZAPATA-MORÁN, María Gabriela; BERLANGA-RAMÍREZ, Jorge Hipólito; SALAZAR-MATA, Hugo. La paradiplomacia universitaria, las transformaciones de las universidades ante el COVID 19. Política, Globalidad y Ciudadanía, p. 233-253, 2021.
ZERAOUI, Zidane. Para entender la paradiplomacia. Desafíos, v. 28, n. 1, p. 15-34, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
