COOPERAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁFRICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANA E OS POTENCIAIS CONTRA-HEGEMÔNICOS DOS BRICS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95964Palavras-chave:
BRICS, Políticas Educacionais, Contra-hegomonia, AngolaResumo
A presente pesquisa de natureza teórica de cunho bibliográfico-documental apresenta resultados de uma pesquisa maior intitulada Educação crítica, Trabalho e subjetividade emancipatória realizada pelo grupo de pesquisa LUTE - Lutas Sociais, Trabalho e Educação. Com o recorte específico da presente discussão busca-se aprofundar o atual contexto dos organismos internacionais de cooperação no campo educacional e as recentes disputas por novos acordos com os países do continente africano. Com objetivo de analisar mais especificamente o contexto angolano realiza-se a recuperação histórica das políticas educacionais angolanas no que diz respeito ao seu histórico de programas hegemônicos de cooperação educacional de caráter imperialista e neocolonial. Nesse processo identificamos o potencial estabelecido no horizonte angolano nas reais possibilidades contra-hegemônicas junto aos BRICS. Como resultados principais identificamos um contexto mais pragmático de Angola com os países integrantes dos BRICS e o potencial do governo brasileiro para uma retomada contra-hegemônica na oferta e ampliação de projetos de cooperação educacional retomando o passado freireano em território mangope.
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