COOPERAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁFRICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANA E OS POTENCIAIS CONTRA-HEGEMÔNICOS DOS BRICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95964

Palavras-chave:

BRICS, Políticas Educacionais, Contra-hegomonia, Angola

Resumo

A presente pesquisa de natureza teórica de cunho bibliográfico-documental apresenta resultados de uma pesquisa maior intitulada Educação crítica, Trabalho e subjetividade emancipatória realizada pelo grupo de pesquisa LUTE - Lutas Sociais, Trabalho e Educação. Com o recorte específico da presente discussão busca-se aprofundar o atual contexto dos organismos internacionais de cooperação no campo educacional e as recentes disputas por novos acordos com os países do continente africano. Com objetivo de analisar mais especificamente o contexto angolano realiza-se a recuperação histórica das políticas educacionais angolanas no que diz respeito ao seu histórico de programas hegemônicos de cooperação educacional de caráter imperialista e neocolonial. Nesse processo identificamos o potencial estabelecido no horizonte angolano nas reais possibilidades contra-hegemônicas junto aos BRICS. Como resultados principais identificamos um contexto mais pragmático de Angola com os países integrantes dos BRICS e o potencial do governo brasileiro para uma retomada contra-hegemônica na oferta e ampliação de projetos de cooperação educacional retomando o passado freireano em território mangope.

Biografia do Autor

Filipe Joaquim Kalenguessa, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis,  SC . Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1612-7693. E-mail: kfilipejoaquim@gmail.com

Ivan Penteado Dourado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação. Professor no curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis,  SC . Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4529-831X. E-mail: ivan.dourado@udesc.br

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Kalenguessa, F. J., & Dourado, I. P. (2024). COOPERAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁFRICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANA E OS POTENCIAIS CONTRA-HEGEMÔNICOS DOS BRICS. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95964

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS