COOPERAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁFRICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANA E OS POTENCIAIS CONTRA-HEGEMÔNICOS DOS BRICS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95964

Palabras clave:

BRICS, Políticas Educacionais, Contra-hegomonia, Angola

Resumen

A presente pesquisa de natureza teórica de cunho bibliográfico-documental apresenta resultados de uma pesquisa maior intitulada Educação crítica, Trabalho e subjetividade emancipatória realizada pelo grupo de pesquisa LUTE - Lutas Sociais, Trabalho e Educação. Com o recorte específico da presente discussão busca-se aprofundar o atual contexto dos organismos internacionais de cooperação no campo educacional e as recentes disputas por novos acordos com os países do continente africano. Com objetivo de analisar mais especificamente o contexto angolano realiza-se a recuperação histórica das políticas educacionais angolanas no que diz respeito ao seu histórico de programas hegemônicos de cooperação educacional de caráter imperialista e neocolonial. Nesse processo identificamos o potencial estabelecido no horizonte angolano nas reais possibilidades contra-hegemônicas junto aos BRICS. Como resultados principais identificamos um contexto mais pragmático de Angola com os países integrantes dos BRICS e o potencial do governo brasileiro para uma retomada contra-hegemônica na oferta e ampliação de projetos de cooperação educacional retomando o passado freireano em território mangope.

Biografía del autor/a

Filipe Joaquim Kalenguessa, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis,  SC . Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1612-7693. E-mail: kfilipejoaquim@gmail.com

Ivan Penteado Dourado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação. Professor no curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis,  SC . Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4529-831X. E-mail: ivan.dourado@udesc.br

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Kalenguessa, F. J., & Dourado, I. P. (2024). COOPERAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁFRICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANA E OS POTENCIAIS CONTRA-HEGEMÔNICOS DOS BRICS. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95964

Número

Sección

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS