Open Journal Systems

APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E PERSPECTIVAS

Maria Alice de Miranda Aranda, Regina Tereza Cestari de Oliveira

Resumo


O Dossiê intitulado Planejamento e gestão da educação: movimentos e perspectivas, organizado por Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD) e Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB), resulta da articulação de pesquisadores vinculados ao Projeto de Pesquisa intitulado “Monitoramento dos Planos Decenais de Educação dos Estados de Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná (PR)”, subsidiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e traz contribuições de outros pesquisadores de instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e, também, de Portugal, como: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Federal de Goiás (IFG), e da Universidade de Aveiro (Portugal). As produções trazem para o debate temas que se articulam por meio das categorias aqui demarcadas como planejamento e gestão da educação, que traduzem as políticas educacionais no Brasil e em outros países, como Portugal, nas últimas décadas


Palavras-chave


Planejamento Educacional; Política Educacional; Gestão Educacional

Texto completo:

PDF

Referências


ARANDA, Maria Alice de Miranda. Democracia e participação na política educacional brasileira no limiar do século XXI. V.1. Editora Oeste, Campo Grande, MS, 2022.

SCAFF, Elisangela Alves da Silva; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local. Pro-Posições. Campinas, S, v. 34, e20220039, 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94227