APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul. http://orcid.org/0000-0003-2561-7579
  • Regina Tereza Cestari de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94227

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Política Educacional, Gestão Educacional

Resumo

O Dossiê intitulado Planejamento e gestão da educação: movimentos e perspectivas, organizado por Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD) e Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB), resulta da articulação de pesquisadores vinculados ao Projeto de Pesquisa intitulado “Monitoramento dos Planos Decenais de Educação dos Estados de Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná (PR)”, subsidiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e traz contribuições de outros pesquisadores de instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e, também, de Portugal, como: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Federal de Goiás (IFG), e da Universidade de Aveiro (Portugal). As produções trazem para o debate temas que se articulam por meio das categorias aqui demarcadas como planejamento e gestão da educação, que traduzem as políticas educacionais no Brasil e em outros países, como Portugal, nas últimas décadas

Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul.

Pós-Doutora em Educação pelo PNPD/CAPES. Docente da Graduação e da Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minhos, Portugal. Docente na Pós-Graduação em Educação da UCDB.

Referências

ARANDA, Maria Alice de Miranda. Democracia e participação na política educacional brasileira no limiar do século XXI. V.1. Editora Oeste, Campo Grande, MS, 2022.

SCAFF, Elisangela Alves da Silva; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local. Pro-Posições. Campinas, S, v. 34, e20220039, 2023.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

de Miranda Aranda, M. A., & Oliveira, R. T. C. de. (2024). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E PERSPECTIVAS. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94227

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"