ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS BRASILEIROS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93280

Palavras-chave:

Ensino Médio, Projetos de vida, Formação de jovens, Amazônia paraense.

Resumo

O artigo problematiza o Ensino Médio (EM) ofertado aos jovens da Amazônia paraense, com o objetivo de analisar a dinâmica de materialização dessa política, considerando o perfil que o Projeto de Vida ocupa na arquitetura curricular em decorrência da reforma do Ensino Médio. Para a apreensão do objeto, foi realizada pesquisa exploratória ancorada em pesquisadores que abordam o tema na realidade brasileira e paraense; já a pesquisa documental, foi feita a partir das normativas legais que subsidiam a etapa na esfera pública estadual, de websites da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) e de observatórios sobre oferta e rendimento da etapa. O estudo possibilitou apreensões iniciais sobre Projeto de Vida, evidenciando que, apesar de considerado  uma unidade como flexível, é tomado como obrigatório em todos os anos do curso. Isso ocorre nos moldes da reforma, que, na realidade do estado do Pará, mesmo com as recomendações teórico-conceituais de referência contra-hegemônica, ancora-se ao protagonismo juvenil e ao empreendedorismo, que são motes capazes de escamotear o fundamento estratégico da formação do jovem a serviço das determinações do capital.

Biografia do Autor

Maria Do Socorro Vasconcelos Pereira, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA/PA (SEMEC-ABAETETUBA)

COORDENADORA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté (UNITAU) e Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro

Emina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica - NEB, da Universidade Federal do Pará. Belém, PA. Brasil

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Pereira, M. D. S. V., de Sousa, C. P., Chamon, E. M. Q. de O., & dos Santos, E. M. N. (2024). ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS BRASILEIROS DA AMAZÔNIA PARAENSE. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93280

Edição

Seção

Artigos