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ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS BRASILEIROS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Maria Do Socorro Vasconcelos Pereira, Clarilza Prado de Sousa, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Emina Márcia Nery dos Santos

Resumo


O artigo problematiza o Ensino Médio (EM) ofertado aos jovens da Amazônia paraense, com o objetivo de analisar a dinâmica de materialização dessa política, considerando o perfil que o Projeto de Vida ocupa na arquitetura curricular em decorrência da reforma do Ensino Médio. Para a apreensão do objeto, foi realizada pesquisa exploratória ancorada em pesquisadores que abordam o tema na realidade brasileira e paraense; já a pesquisa documental, foi feita a partir das normativas legais que subsidiam a etapa na esfera pública estadual, de websites da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) e de observatórios sobre oferta e rendimento da etapa. O estudo possibilitou apreensões iniciais sobre Projeto de Vida, evidenciando que, apesar de considerado  uma unidade como flexível, é tomado como obrigatório em todos os anos do curso. Isso ocorre nos moldes da reforma, que, na realidade do estado do Pará, mesmo com as recomendações teórico-conceituais de referência contra-hegemônica, ancora-se ao protagonismo juvenil e ao empreendedorismo, que são motes capazes de escamotear o fundamento estratégico da formação do jovem a serviço das determinações do capital.


Palavras-chave


Ensino Médio; Projetos de vida; Formação de jovens; Amazônia paraense.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93280