Open Journal Systems

MOVIMENTOS DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: DA ELABORAÇÃO AO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Regina Tereza Cestari de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa e analisa, após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, os movimentos de elaboração e de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Destaca aspectos do financiamento da educação no processo de materialização do Plano Estadual, no período de 2014 a 2020. A metodologia fundamenta-se na análise bibliográfica, com base na literatura sobre o tema; documental, por meio de consulta às páginas eletrônicas da Secretaria de Estado de Educação e do Fórum Estadual de Educação, assim como em entrevistas de caráter semiestruturado, com representantes da sociedade política e da sociedade civil do estado de MS (Assembleia Legislativa, Fórum Estadual de Educação e Secretaria de Estado de Educação). Os resultados mostraram o protagonismo do Fórum no processo de elaboração do plano, participação que reduziu no decorrer do processo de monitoramento e avaliação do Plano, com a centralização na Secretaria. Mostraram, também, a falta de prioridade de financiamento para a educação básica na materialização do plano de educação.


Palavras-chave


Política Educacional; Planejamento Educacional; Plano Estadual de Educação; Mato Grosso do Sul

Texto completo:

PDF

Referências


ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. A Formação das novas gerações como campo para os negócios? In: AGUIAR, Marcia Angela Silva.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, p. 49-54, 2018.

AGUIAR, Marcia Angela Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, p. 409-411, 2018.

AGUIAR, Marcia Angela Silva. Relato da resistência a Instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, M. A. S.; DOURADO, L. F. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, p. 8-22, 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 18, n 2, p. 163-174, jul./dez. 2002.

CÁSSIO, Fernando; GOULART, Debora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados. Retratos da Escola. Revista da Escola de Formação da CNTE (ESFORCE). Brasília: CNTE, v. 16, n. 35, maio/ago. 2022.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Ed. da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

DOURADO, Luiz Fernandes.; GROSSI JUNIOR, Geraldo; FURTADO, Roberval Angelo. Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, no 2, p. 449 – 461, maio/ago. 2016.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno, 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, nov., 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92614