MOVIMENTOS DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: DA ELABORAÇÃO AO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92614

Palavras-chave:

Política Educacional, Planejamento Educacional, Plano Estadual de Educação, Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa e analisa, após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, os movimentos de elaboração e de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Destaca aspectos do financiamento da educação no processo de materialização do Plano Estadual, no período de 2014 a 2020. A metodologia fundamenta-se na análise bibliográfica, com base na literatura sobre o tema; documental, por meio de consulta às páginas eletrônicas da Secretaria de Estado de Educação e do Fórum Estadual de Educação, assim como em entrevistas de caráter semiestruturado, com representantes da sociedade política e da sociedade civil do estado de MS (Assembleia Legislativa, Fórum Estadual de Educação e Secretaria de Estado de Educação). Os resultados mostraram o protagonismo do Fórum no processo de elaboração do plano, participação que reduziu no decorrer do processo de monitoramento e avaliação do Plano, com a centralização na Secretaria. Mostraram, também, a falta de prioridade de financiamento para a educação básica na materialização do plano de educação.

Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (Unicamp)

Estágio de Pós-Doutorado (universidade do Minho, Portugal

Pesquisadora produtividade 2 CNPq.

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Cestari de Oliveira, R. T. (2024). MOVIMENTOS DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: DA ELABORAÇÃO AO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92614

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"