Open Journal Systems

DEMOCRACIA, PÓS-DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Dinair Leal da Hora

Resumo


O texto busca aprofundar a compreensão dos conceitos e fundamentos da democracia, destacando os desafios encontrados na contemporaneidade. É fundamentado na pesquisa qualitativa, para responder à seguinte questão central: como se apresentam as concepções e os fundamentos de democracia, democratização e gestão escolar no contexto contemporâneo?  Assim, discute os conceitos e os fundamentos de democracia, de pós-democracia e de democratização da gestão escolar.  A pesquisa bibliográfica foi o procedimento da metodologia adotada para a análise do contexto e da produção do texto teórico neste artigo, compreendendo que utilizando-se das contribuições dos diversos autores sobre o tema, as concepções e os fundamentos da democracia e da democratização da gestão escolar na atualidade.


Palavras-chave


Democracia; Pós-democracia; Gestão escolar democrática

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. J. R. Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BALLESTRIN, Luciana. O debate pós-democrático no Século XXI. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v.4, n. 2, 149-164, 2018.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política (5ª ed). Brasília: Universidade Federal de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000, v.1 319-329.

CABRAL NETO, A. Gerencialismo e gestão educacional: cenários, princípios e estratégias. In: FRANÇA, M.; BEZERRA, M. C. (Org.). Política Educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, 2009.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar,2018.

CROUCH, Colin. Pos-Democracy. Cambridge: Polity, 2004.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LIMA, Licínio C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1067-1083, out.-dez., 2014.

MONEDERO, Juan Carlos. ¿Posdemocracia? contra el pesimismo de la nostalgia, el optimismo de la desobediência. Nueva Sociedad, n. 240/jul. - ago. 2012.

PETRY. Cleriston. Pós-democracia e educação. Educação em revista. V 37, e25258, 2021.

PORFÍRIO, Francisco. "Democracia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/democracia.htm. Acesso em 17 de fevereiro de 2023.

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.

RODRIK, Dani. The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the World Economy. New York and London: W.W. Norton; 2012.

SINTOMER, Yves. ¿Condenados a la posdemocracia? Nueva Sociedad, n. 267/jan.-fev., 2017.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03, p.123-140, dez. 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92454