ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: DO MOVIMENTO À ESTAGNAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92420

Palavras-chave:

Política Educacional, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo identificar o percurso do planejamento educacional no município de Curitiba, Paraná, após a aprovação do Plano Nacional de Educação (2014-2024), particularmente no que se refere à elaboração, monitoramento e avaliação do seu Plano Municipal de Educação. A metodologia consistiu em pesquisa documental, desenvolvida por meio de levantamento e análise de documentos divulgados nas páginas eletrônicas do Plano Nacional de Educação, do Fórum Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, no período em referência. Os resultados permitem concluir que o município de Curitiba desenvolveu e concluiu somente a etapa de elaboração do seu Plano Municipal de Educação, sem qualquer ação relativa ao monitoramento e avaliação do mesmo. Tal movimento evidencia a debilidade dos espaços participativos no cenário de fragilidade democrática que viveu o Brasil pós golpe de estado de 2016, que se replica, ou que germina, nas relações estabelecidas em nível local.

Biografia do Autor

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Parana - UFPR

Professora Associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Parana - DEPLAE/UFPR

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Scaff, E. A. da S. (2024). ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: DO MOVIMENTO À ESTAGNAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92420

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"