EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DESTAQUE: ANÁLISE DE INDICADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92255Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Políticas educacionais.Resumo
O presente trabalho visa apresentar um apanhado sobre a situação de algumas dimensões e processos desenvolvidos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no recorte temporal que compreende o quadriênio de 2017 a 2020. Para isso, tratamos sobre o modelo institucional, os princípios, as finalidades, os objetivos e as características dessas instituições de ensino. Depois procedemos à apresentação e discussão das informações e dados quantitativos referentes aos processos internos desses contextos. Ainda, realizamos uma breve reflexão a respeito de alguns problemas e dificuldades que vêm afetando negativamente o funcionamento e a atuação dos Institutos Federais brasileiros, num período mais recente. Como resultado, verificou-se que os Institutos Federais vivenciaram grande avanço no contexto educacional nacional e vêm conseguindo imprimir sua marca nos diversos territórios em que atuam, bem como, vêm conseguindo cumprir relativamente bem com suas finalidades, objetivos e missão social, contribuindo para uma boa formação dos trabalhadores e com qualidade reconhecida. No entanto, essas instituições escolares também enfrentam grandes desafios a superar, principalmente no que diz respeito à sistemática redução orçamentária promovida pelos governos mais recentes.
Referências
ALVAREZ, Karine Rodrigues; MATOS, Roberta Pereira. Permanência e êxito escolar nos institutos federais. Ensino em Foco, v. 3, n. 6, p. 106-115, 2020.
BIMBATI, Ana Paula. Sem ampliar vagas, MEC quer dividir institutos federais e indicar reitores. Uol Educação, 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/09/02/sem-novas-vagas-mec-dividir-institutos-federais.htm?. Acesso em: 29 jan. 2022.
CANOFRE, Fernanda. Cortes e contingenciamento no orçamento colocam Institutos Federais em estado de alerta. Sul21, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://ww1.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20176713465793801jul2017_-_cortes_e_contingenciamento_no_orcamento_colocam_institutos_federais_em_estado_de_alerta_sul21.pdf. Acesso em: 01 dez. 2021.
DOS SANTOS FILHO, João Ribeiro; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO (2013-2018). RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. 33-50, 2020.
OLIVEIRA, Ivan dos Santos. Panorama da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma meta-avaliação de perspectiva emancipatória. 2023. Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2023.
OTRANTO, Celia Regina. A política de educação profissional do governo Lula. Anais eletrônicos da 34ª Reunião Anual da ANPED, Natal, RN, 2011.
OTRANTO, Celia Regina; PAIVA, Liz Denise Carvalho. Contextos identitários dos Institutos Federais no Brasil: implicações da expansão da educação superior. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 6, n. 16, p. 7-20, jan./abr.2016.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
RAMOS NETO, João Oliveira. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, v. 20, n. 2, p. 7-24, 2019.
ROTHEN, José Carlos; BERNARDES, Joelma dos Santos; BORGES, Regilson Maciel; GRIBOSKI, Cláudia Maffini. Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 4, p. e37650, 5 out. 2018.
SILVA, Caetana Juracy Resende et al. Institutos federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
