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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DESTAQUE: ANÁLISE DE INDICADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ivan dos Santos Oliveira, José Carlos Rothen

Resumo


O presente trabalho visa apresentar um apanhado sobre a situação de algumas dimensões e processos desenvolvidos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no recorte temporal que compreende o quadriênio de 2017 a 2020.  Para isso, tratamos sobre o modelo institucional, os princípios, as finalidades, os objetivos e as características dessas instituições de ensino. Depois procedemos à apresentação e discussão das informações e dados quantitativos referentes aos processos internos desses contextos. Ainda, realizamos uma breve reflexão a respeito de alguns problemas e dificuldades que vêm afetando negativamente o funcionamento e a atuação dos Institutos Federais brasileiros, num período mais recente. Como resultado, verificou-se que os Institutos Federais vivenciaram grande avanço no contexto educacional nacional e vêm conseguindo imprimir sua marca nos diversos territórios em que atuam, bem como, vêm conseguindo cumprir relativamente bem com suas finalidades, objetivos e missão social, contribuindo para uma boa formação dos trabalhadores e com qualidade reconhecida. No entanto, essas instituições escolares também enfrentam grandes desafios a superar, principalmente no que diz respeito à sistemática redução orçamentária promovida pelos governos mais recentes.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Políticas educacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92255