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AS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA

Liliane Alves Chagas, Ana Claudia da Silva Rodrigues, André dos Santos Bandeira, André Vidal Valle Machado da Silva

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o Programa da Educação Integral do Estado da Paraíba, com foco na atuação da gestão escolar e dos professores de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT, localizada na capital paraibana. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Adotamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994), destacando o contexto da prática, e ampliando-se as discussões das dimensões contextuais da Teoria de Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) para análise dos dados. De acordo com os achados da pesquisa, constatamos que a atuação do modelo de educação integral, na ECIT investigada, encontra-se limitada pela falta de condições de infraestrutura, equipamentos tecnológicos e de material didático/pedagógico, bem como a atuação das autoridades locais da rede estadual de educacional do Ensino Médio do referido estado não atende as necessidades das instituições. Apesar das restrições à prática docente, a maioria dos professores apresentam perspectivas otimistas com relação ao futuro dos jovens e constatou-se que as motivações docentes para trabalhar nessa modalidade de ensino se dão por fatores de ordem pessoal, financeira e social.

Palavras-chave


Ciclo de Políticas; Atuação da Política; Educação Integral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92224