AS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Matheus Augusto de. O urbano na produção da favela do Timbó - João Pessoa: regularizar os espaços para valorizar a cidade. 118p. São Paulo, 2014.
BALL, Stephen J. Education Reform: a Critical and Post Structural Approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set.-dez. 2005.
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa, 2016.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming Education & Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
MAINARDES, Jefferson. Contribuições da Teoria da Atuação para a pesquisa em Políticas Educacionais. In: FÁVERRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Leituras sobre a pesquisa em Política Educacional e a Teoria da Atuação. Chapecó: Livrologia, 2022. p. 21-31.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas. v. 30, n. 106, p. 303–318, 2009.
MOURA, Sergio Andrade de. Incidência de atores privados e de processos de privatização na política educacional do estado da Paraíba. 2022, 525 F. João Pessoa, 2022.
MOURA, Elton Oliveira et al. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Revista Teias, [S.l.], v. 20, n. 56, p. 203-213, mar. 2019.
PAVEZI, Marilza. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, n. 3, p. 1-19, 2018.
PEREIRA MOTA, Paulo Henrique. escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público [Christian Laval]. Germinal: Marxismo e educação em Debate, 13(1), 670–672. 2021.
RODRIGUES, Ana Claudia da Silva. Escola Cidadã Integral: proposições curriculares para jovens do ensino médio. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 139-152, jan./abr. 2019.
ROSA, Sany Silva da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-17, 28 jan. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92224