R 02 - COMO AS CORPORAÇÕES GLOBAIS QUEREM USAR AS ESCOLAS PARA MOLDAR O HOMEM PARA O MERCADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77634

Palavras-chave:

Educação Pública, Políticas Públicas de Educação, Organizações Multilaterais.

Resumo

Resenha do livro:
SPRING, J. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Campinas, SP: Vide Editorial, 2018.

Biografia do Autor

Sergio Andrade de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, possui Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2017), Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE (2014), Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPE (2013), Especialização em História das Américas pela FFPG (2000) e, Graduação em HISTÓRIA pela FFPG (1999). Possui experiência na área de Educação Pública como Professor e Coordenador Educacional. Possui interesse e desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, especialmente, na área das politicas de avaliação de desempenho educacional, financiamento da educação e processos de privatização da educação pública. Participa do Grupo de Pesquisa - Psicologia Educacional, formação e infância - estudos sobre classes populares e educação pública - PEFI (UFPB/PPGE).

Wellingta Magnolia Lacerda Leite de Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Educação UFPB/PPGE (2018). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2005) - Lisboa - Pt. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente - UFPB/PPGE. Professora de Cursos de Pedagogia e Pós-Graduação do Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP/PB e FNSL. Psicóloga Escolar da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Atualmente estando Gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Falcão. Professora Concursada Nível 3 do Estado da Paraíba. Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Psicologia Escolar e da Aprendizagem, em Psicopedagogia e Especialista em Desenvolvimento Humano e Políticas Educativas. Formação em Licenciatura em Psicologia (UNIPÊ - 1992). Curso Pedagógico (1981). Conferencista de temas das áreas: Educação, Psicologia e Psicopedagogia. Atuou como Coordenadora Estadual do Projeto Escola Ativa - MEC/FUNDESCOLA. Gerente de Ensino/Aprendizagem do MEC/FUNDESCOLA/SEDECPB - 2002-2007. Formadora de Professores da Educação Básica - CEI, PDE, EDUCATIVA, CINTEP/PB. Atuou como professora do curso de Graduação em Pedagogia na UNAVIDA. Consultora na elaboração de Planos Municipais de Educação. Orientadora de Monografias. Tem experiência na área de Psicologia, Psicopedagogia e Educação, bem como em temas envolvendo Recursos Humanos, Motivação, Estratégias Metodológicas para Sala de Aula, Planejamento e Avaliação Educacional, Psicologia Comportamental, Dificuldades de Aprendizagem e Indisciplina na Escola, Ética e Cidadania, Aspectos Legais da Educação Básica, Gestão Democrática, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Educação Especial, Conflitos no Cotidiano Escolar, Criatividade e Empreendedorismo, entre outros. Cursou dois anos de Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - 2009 e 2010.

Referências

SPRING, J. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Campinas, SP: Vide Editorial, 2018.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Moura, S. A. de, & Andrade, W. M. L. L. de. (2020). R 02 - COMO AS CORPORAÇÕES GLOBAIS QUEREM USAR AS ESCOLAS PARA MOLDAR O HOMEM PARA O MERCADO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77634

Edição

Seção

Resenhas