n. 06 - ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EXPANSÃO E GARANTIA DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA COM O PROGRAMA EDUCACIONAL DE BOLSA UNIVERSITÁRIA NO ESTADO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70471

Palavras-chave:

Educação Superior, Expansão da Educação Superior, Estado de Goiás, Instituições privadas, Parceria público-privada. educação superior, expansão da educação superior, es

Resumo

O artigo tem o objetivo de evidenciar, a partir de elementos contextuais e da conjuntura da educação superior brasileira e do estado de Goiás, como a política de bolsas universitárias se instituiu no conjunto de ações e estratégias políticas na busca de garantia de matrículas em Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente as privadas. Nesse sentido, tornou-se uma política de Estado envidada no processo de expansão da rede superior de educação. A partir da pesquisa realizada, este artigo traz uma breve discussão sobre a expansão da educação superior no Brasil, toma o estado de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) como instituições para evidenciar as problematizações decorrentes do tema em questão. Trata de forma mais detida o Programa Educacional de Bolsa Universitária (PBU), ação do governo do estado de Goiás, que se alinha às políticas públicas de bolsas universitárias e apresenta suas especificidades e desafios.

Biografia do Autor

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, Pontifícia \universidade Católica de Goiás

Formação inicial em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (2001). Mestre em Educação e Doutora (2010) pela PUC Goiás na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Legislação e Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, avaliação institucional, gestão, financiamento da educação e políticas públicas. Atuou como gestora pública e atualmente é professora da PUC Goiás na Graduação, Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e integra o Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Educação da PUC Goiás. Integra o Fórum Municipal de Educação de Goiânia, como representante da PUC Goiás. Objeto de pesquisa: políticas públicas educacionais/ financiamento da educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar htpp://gppege.por.br. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais - PPGE- PUC Goiás.

Sylvana Bernardi Noleto, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e História da Educação do PPGE da Faculdade de Educação da UFG. Mestre em Educação Brasileira na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente pela Universidade Federal de Goiás do PPGE/UFG e Graduação em Pedagogia pela mesma Universidade. Participante do Núcleo de Estudos e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura (NEDESC/FE/UFG), participante da Rede Universitas/Br e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Pesquisadora na área de Políticas Educacionais, com recorte em temas sobre Estado, políticas educacionais, educação superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Docência (GEPFOR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação da Faculdade de Educação/UFG. Possui experiência no ensino fundamental, educação superior e em funções e atividades nos seguintes setores: docência na educação básica e na educação superior, formação continuada de profissionais da educação pública, cargos de chefia e coordenação em escola pública e universidade. É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Referências

BOURDIEU, P. O Campo Econômico. Revista Política e Sociedade, São Carlos: UFSCar, v. 04, n. 06, p. 15 – 57, 2005.

CUNHA, L. A. O ensino superior no octênio FHC. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 37-61, abril 2003 Disponível em http://www.cedes.unicamp.b. Acesso em 23/06/19.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. Meta 12 – Educação superior. Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018, p. 44 – 46, Livro Eletrônico.

LOPES, C. M. ; PASSOS, G. O. A contribuição das universidades estaduais (UES) para o ensino superior no Brasil. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 3, p. 272-285. Disponível em www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/2737/1105. Acesso: 25/11/2017.

PINTO, J. M. Meta 20 – Financiamento da educação in Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018, p. 72 – 73, Livro Eletrônico.

Downloads

Publicado

2020-01-26

Como Citar

Dutra Mesquita, M. C. das G., & Bernardi Noleto, S. (2020). n. 06 - ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EXPANSÃO E GARANTIA DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA COM O PROGRAMA EDUCACIONAL DE BOLSA UNIVERSITÁRIA NO ESTADO DE GOIÁS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70471

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura