Open Journal Systems

n. 23 - QUALIDADE EDUCACIONAL: SENTIDOS HEGEMÔNICOS EM ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA

Luciana Rosa Marques

Resumo


O artigo busca, a partir dos aportes teóricos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, apreender os sentidos prevalentes de qualidade da educação nas escolas com melhores resultados em avaliações de larga escala na rede estadual de Pernambuco. Para tal, foram realizadas entrevistas com gestores escolares e secretaria de educação e observações em duas escolas de Pernambuco. A pesquisa indicou que a polissemia do conceito apontada na literatura se materializa nas escolas. Entretanto, os antagonismos apresentados entre perspectivas teóricas sobre a temática não se revelaram na realidade empírica. Ao contrário, nas escolas estudadas observamos que há uma “composição” entre estas abordagens teóricas quando se define qualidade. 


Palavras-chave


Qualidade Educacional; Teoria do Discurso; Avaliação em Larga Escala; Hegemonia.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, n.2, v.6, p.10-32, jul./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 de jun. 2010.

BEISIEGEL, C. R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livros, 2006.

BELLONI, I. Educação. In: BITTAR, J. (org.). Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

BURITY, J. Transbordamento do social: qual o jogo da democracia?. In: SANTOS, R.; CUNHA, R.; COSTA, L. F. (orgs.). Contemporaneidade e política. Rio de Janeiro: Sociedade do Livro; Instituto Astrogildo Pereira, 1994. p. 137 – 158.

BURITY, J. Teoria do discurso e Análise do Discurso: sobre política e método. In: WEBER, S.; LEITHÄUSER, T. (orgs.) Métodos qualitativos nas Ciências Sociais e na prática social. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 2007. p.72 – 8324

CARREIRA, D; PINTO, J M R. Custo aluno qualidade inicial: rumo à educação de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, Campanha pelo direito à Educação, 2007.

CARVALHO, J. S. F. Democratização do ensino revisitado. Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 30, n. 2, p. 327-334. Maio – ago, 2004.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno CEDES. Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio – ago., 2009.

ELIAS, Valéria Ruedas. Qualidade total e educação: uma análise de propostas de implantação da Qualidade total na educação. Campinas, UNICAP, 1997.

ENGUITA, M.F. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, P.; SILVA, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2001.

FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Caderno CEDES. Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, maio – ago., 2009.

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). Avaliação do plano de ações articuladas (PAR) no contexto do plano de metas compromisso todos pela educação. Relatório de Pesquisa. Recife: ago., 2009.

GADOTTI, Moacyr. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, v.1, 2010.

GENTILI, P.; SILVA, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2001.

GUSMÃO, J. B. G. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp. 299-322. Acesso em: 11 ago 2014.

LACLAU, E. ; MOUFFE, C. Hegemony and socialist strategy. London: Verso, 1985.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Instituições de Educação Superior com Qualidade Social. In: GILBERTO, I. J. L. (org).Universidade em Tempos de Desafio. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2006.

MACHADO, Nilson José. Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. Estudos Avançados, no. 61, vol. 21. São Paulo: USP, p. 277-294, 2007

MOUFFE, C. O regresso do político. Lisboa: Gradiva, 1996.

OLIVEIRA R. M. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 661-690. out 2007.

RISOPATRÓN, Verónica. El concepto de calidad de la educación. Santiago del Chile: OREALC/UNESCO, 1991.

SILVA, V. G. Por um sentido público da qualidade da educação. 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. 120fl.

XAVIER, Antonio Carlos da R. Uma agenda para a melhoria da gestão da qualidade na educação brasileira. Brasília: IPEA, 1995.26

WEBER, S. Democratização da gestão e a qualidade social da educação – avanços que o PDE propõe. Palestra proferida na I Conferência Estadual de Educação Básica de Pernambuco – CONEEPE, Recife, 18 dez. 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55302