n. 23 - QUALIDADE EDUCACIONAL: SENTIDOS HEGEMÔNICOS EM ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55302Palavras-chave:
Qualidade Educacional, Teoria do Discurso, Avaliação em Larga Escala, Hegemonia.Resumo
O artigo busca, a partir dos aportes teóricos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, apreender os sentidos prevalentes de qualidade da educação nas escolas com melhores resultados em avaliações de larga escala na rede estadual de Pernambuco. Para tal, foram realizadas entrevistas com gestores escolares e secretaria de educação e observações em duas escolas de Pernambuco. A pesquisa indicou que a polissemia do conceito apontada na literatura se materializa nas escolas. Entretanto, os antagonismos apresentados entre perspectivas teóricas sobre a temática não se revelaram na realidade empírica. Ao contrário, nas escolas estudadas observamos que há uma “composição” entre estas abordagens teóricas quando se define qualidade.
Referências
BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, n.2, v.6, p.10-32, jul./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 de jun. 2010.
BEISIEGEL, C. R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livros, 2006.
BELLONI, I. Educação. In: BITTAR, J. (org.). Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.
BURITY, J. Transbordamento do social: qual o jogo da democracia?. In: SANTOS, R.; CUNHA, R.; COSTA, L. F. (orgs.). Contemporaneidade e política. Rio de Janeiro: Sociedade do Livro; Instituto Astrogildo Pereira, 1994. p. 137 – 158.
BURITY, J. Teoria do discurso e Análise do Discurso: sobre política e método. In: WEBER, S.; LEITHÄUSER, T. (orgs.) Métodos qualitativos nas Ciências Sociais e na prática social. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 2007. p.72 – 8324
CARREIRA, D; PINTO, J M R. Custo aluno qualidade inicial: rumo à educação de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, Campanha pelo direito à Educação, 2007.
CARVALHO, J. S. F. Democratização do ensino revisitado. Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 30, n. 2, p. 327-334. Maio – ago, 2004.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno CEDES. Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio – ago., 2009.
ELIAS, Valéria Ruedas. Qualidade total e educação: uma análise de propostas de implantação da Qualidade total na educação. Campinas, UNICAP, 1997.
ENGUITA, M.F. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, P.; SILVA, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2001.
FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Caderno CEDES. Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, maio – ago., 2009.
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). Avaliação do plano de ações articuladas (PAR) no contexto do plano de metas compromisso todos pela educação. Relatório de Pesquisa. Recife: ago., 2009.
GADOTTI, Moacyr. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, v.1, 2010.
GENTILI, P.; SILVA, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2001.
GUSMÃO, J. B. G. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp. 299-322. Acesso em: 11 ago 2014.
LACLAU, E. ; MOUFFE, C. Hegemony and socialist strategy. London: Verso, 1985.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Instituições de Educação Superior com Qualidade Social. In: GILBERTO, I. J. L. (org).Universidade em Tempos de Desafio. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2006.
MACHADO, Nilson José. Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. Estudos Avançados, no. 61, vol. 21. São Paulo: USP, p. 277-294, 2007
MOUFFE, C. O regresso do político. Lisboa: Gradiva, 1996.
OLIVEIRA R. M. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 661-690. out 2007.
RISOPATRÓN, Verónica. El concepto de calidad de la educación. Santiago del Chile: OREALC/UNESCO, 1991.
SILVA, V. G. Por um sentido público da qualidade da educação. 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. 120fl.
XAVIER, Antonio Carlos da R. Uma agenda para a melhoria da gestão da qualidade na educação brasileira. Brasília: IPEA, 1995.26
WEBER, S. Democratização da gestão e a qualidade social da educação – avanços que o PDE propõe. Palestra proferida na I Conferência Estadual de Educação Básica de Pernambuco – CONEEPE, Recife, 18 dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
