TD 6 - Educação de tempo integral condições de qualidade e financiamento das escolas da rede municipal de ensino de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55243Palavras-chave:
Política Educacional, Educação de Tempo Integral, Condições de Qualidade, Financiamento da Educação, Educação Básica.Resumo
O presente estudo teve como foco a análise das condições de qualidade das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e as possíveis relações com o financiamento da educação. Para a aferição das condições de qualidade foi utilizado como método de análise quantitativa o Índice de Condições de Qualidade (ICQ) desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O exame dos resultados das condições de qualidade das escolas foi cotejado ao financiamento da educação no período de 2011-2015 e levou em consideração os recursos repassados pelos Governos Federal e Municipal. A investigação se deu no sistema público de educação da Rede Municipal de Curitiba, o qual teve início na década de 1960, com a implantação da primeira unidade escolar do município, conhecida como Centro Experimental Papa João XXIII, oficialmente chamado de Grupo Escolar. O grupo também foi o pioneiro da Rede Municipal a ofertar a educação de tempo integral na cidade. No período sob análise havia um número singular de escolas de tempo integral (93 unidades) com atendimento a 12.037 estudantes matriculados em escolas da rede pública da cidade - aproximadamente 15% do total de alunos matriculados. A partir de análises estatísticas de dados, por meio da comparação de atributos das variáveis condições de qualidade e financiamento da educação, verificou-se a dependência entre estas e as variáveis explicativas do ICQ: condições da gestão escolar, condições do professor e condições materiais e estruturais das escolas. O cotejamento dos dados coletados permitiu evidenciar que o financiamento educacional, as condições materiais, a extensão de carga horária, a gestão escolar e as condições dos professores, são influenciadoras nas condições de qualidade da educação e que as escolas de tempo integral da rede investigada possuem os piores índices de condições de qualidade. Tais resultados apontam a necessidade de uma política diferenciada para o atendimento às escolas de tempo integral e ao seu entorno, pois são unidades que estão localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, onde a comunidade apresenta a menor renda per capita, possui o maior índice de analfabetismo, o maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família e a maior taxa de absenteísmo entre os estudantes beneficiários do programa. Em síntese, o leitor encontrará nesse trabalho de pesquisa um conjunto de informações que se traduziram em conhecimento e as respectivas análises sobre as atuais condições de qualidade das escolas de tempo integral e/ou com extensão de carga horária da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.