n. 22 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55131Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, Imigrantes, Refugiados, Rio Grande do SulResumo
O objetivo desse artigo é analisar o tema dos imigrantes e refugiados como um desafio para as políticas públicas educacionais, considerando que estas podem ser ferramentas para minimizar a discriminação e apoiar a inserção social. Após a introdução, apresentamos um mapeamento do perfil dos imigrantes e refugiados no Rio Grande do Sul. Abordamos, então, dois enfoques distintos, porém complementares: políticas públicas educacionais para o ensino da língua portuguesa como fator integrador e educação para a cidadania e inclusão. Nas considerações finais, sublinhamos a relevância do capital social e cultural dos migrantes como gerador de novos valores para o contexto que o acolhe.
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. In: ___________. Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo, Abril Cultural, 1979. p.153-205.
CANDAU, Vera. Educação em direitos humanos: questões pedagógicas. In: BITTAR, Eduardo (coord.). Educação e metodologia para os direitos humanos. São Paulo: Quartier Latin, 2008.
FLOWERS, Nancy. How to Define Human Rigths Education? In: GEORGI, Viola; SEBERICH, Michael. (Eds.). International Perspectives in Human Rights Education. Alemanha: Bertelsmann Foundation Publishers, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. La ideologia alemana. Montevideo, Pueblos Unidos, 1974.
OLIVEIRA, Eliani de. Entrevista concedida à autora sobre a atuação doCentro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações – CIBAI. Informação verbal em entrevista não estruturada. Porto Alegre, 17 dez. 2016.
UEBEL, Roberto Rodolfo Georg. Análise do perfil socioespacial das migrações internacionais para o Rio Grande do Sul no início do século XXI: redes, atores e cenários da imigração haitiana e senegalesa. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre, UFRGS, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/117357¬¬¬. Acesso em: 15 mar. 2017.
UEBEL, Roberto Rodolfo Georg. O Brasil na agenda global das migrações internacionais: inserção estratégica ou ciclos migratórios? 1º Seminário Internacional de Ciência Política: Estado e Democracia em mudança no século XXI, Porto Alegre, 2015.
WAPECHOWSHI, Karin. Entrevista concedida à autora sobre a atuação do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário de Refugiados da Associação Antônio Vieira no Rio Grande do Sul. Informação verbal em entrevista não estruturada. Porto Alegre, 17 mar. 2017.
ZACHER, Laura Fernanda. Entrevista concedida à autora sobre a atuação da Defensoria Pública da União em Porto Alegre. Informação verbal em entrevista não estruturada. Porto Alegre, 16 mar. 2017.
ZAMBERLAM, J., et al. Os novos rostos da imigração no Brasil: haitianos no Rio Grande do Sul. Ed. Solidus, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
