n. 22 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55131

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Imigrantes, Refugiados, Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o tema dos imigrantes e refugiados como um desafio para as políticas públicas educacionais, considerando que estas podem ser ferramentas para minimizar a discriminação e apoiar a inserção social. Após a introdução, apresentamos um mapeamento do perfil dos imigrantes e refugiados no Rio Grande do Sul. Abordamos, então, dois enfoques distintos, porém complementares: políticas públicas educacionais para o ensino da língua portuguesa como fator integrador e educação para a cidadania e inclusão. Nas considerações finais, sublinhamos a relevância do capital social e cultural dos migrantes como gerador de novos valores para o contexto que o acolhe.

Biografia do Autor

Danielle Busko, Defensoria Pública da União

Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Gestão da Educação e Políticas Públicas Educacionais pela Faculdade de Educacional de Araucária. Técnica em Assuntos Educacionais atuando na Defensoria Pública da União em Porto Alegre.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Busko, D. (2017). n. 22 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NO RIO GRANDE DO SUL. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55131

Edição

Seção

Artigos