n. 21 - NÍVEIS DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55039

Palavras-chave:

Condições de qualidade, Ensino fundamental, Questionários de contexto, Políticas educacionais, Prova Brasil.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um mapa das condições de qualidade das redes municipais no Brasil, delimitando a análise para os anos iniciais do EF. A metodologia de base consiste na exploração quantitativa e qualitativa do Índice de Condições de Qualidade (ICQ) e seus indicadores parciais, referente às Condições do Professor, Materiais da Escola e de Gestão, fomentados pelos questionários de contexto da edição de 2013 da Prova Brasil, utilizando como matriz de categorização o Nível de Condições de Qualidade (NCQ) e a problematização e análise do resultado numérico do Índice. Evidenciou-se a desigualdade nas condições de oferta e a relação direta de baixas (ou altas) mensurações com sua localização estadual, com condições de qualidade inferiores nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, a exploração do resultado numérico do ICQ permitiu afirmar que, principalmente para redes municipais com resultados nos dois primeiros níveis da categorização proposta, o número carece de maior aprofundamento qualitativo, por derivar de indicadores parciais diversos e, apesar de algumas similaridades, mesmos ICQ não correspondem, para esses níveis, mesmas condições de qualidade.

Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação - Políticas Educacionais - Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação - Políticas Educacionais - Universidade Federal do Paraná (2017)

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Silva, M. Q. da. (2017). n. 21 - NÍVEIS DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55039

Edição

Seção

Artigos