n. 20 - POLÍTICA CURRICULAR E RECONTEXTUALIZAÇÃO NA ESCOLA: LIÇÕES A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54953Palavras-chave:
Currículo, Política Curricular, Escola, RecontextualizaçãoResumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar um panorama a respeito das políticas educacionais e curriculares adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA) no período 2005-2012 e as consequentes recontextualizações protagonizadas por algumas escolas. O artigo baseia-se em pesquisa de mestrado que dedicou-se a mapear a política educacional e curricular adotadas pelas gestões a frente da Secretaria Municipal de Educação (SMED) no período 2005-2012, bem como os movimentos realizados pelas escolas, no processo de implementação de tais políticas. Tais movimentos foram mais bem compreendidos através da noção de recontextualização de Bernstein(1996), a partir da qual foi possível observar ao menos três processos distintos nas escolas investigadas. Na pesquisa, foram realizadas observações, entrevistas e análise de documentos em três instituições da RME/POA e na própria Secretaria Municipal de Educação (SMED). O estudo utilizou-se de pressupostos teóricos da Sociologia da Educação e, nesta perspectiva, de concepções de currículo formuladas especialmente por Moreira (GARCIA; MOREIRA, 2006) e Apple (2006, 1999), que apontam um entendimento de currículo para além de uma área técnica, que o compreende como ambiente simbólico e material, implicado na construção e na introdução de uma determinada visão de mundo, sujeito e sociedade.
Referências
APPLE, Michael; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. O mapeamento da educação crítica. In: ______ (Orgs.). Educação Crítica: análise internacional. Tradução de Vinícius Ferreira. Revisão Técnica de Luís Armando Gandin. Porto Alegre: Artmed, 2011. P. 14-32.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.
ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.).Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: Classe, Códigos e Controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Efeitos do Lugar. In: ______. A Miséria do Mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. P. 159-223.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio B (Orgs.). Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GANDIN, Luís Armando. Escola Cidadã: implementação e recriação da educação crítica em Porto Alegre. In:APPLE, W. Michael; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando (Orgs.). Educação Crítica: análise internacional. Tradução de Vinícius Ferreira. Revisão Técnica de Luís Armando Gandin. Porto Alegre: Artmed, 2011. P. 380-393.
GANDIN, Luís Armando. Democratizing Access, Governance and Knowledge: the struggle for educational alternatives.Porto Alegre, Brasil. 2002. 296p. Tese (Doutorado) – Universidade de Wisconsin, Madison, USA, 2002.
GENTILI, Pablo. Prólogo. In: AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. P. 21-24.
LOPES, Alice Casimiro. Política de Currículo: Recontextualização e Hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, pp.50-64, Jul/Dez 2005.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011
LOPES, Alice Casimiro. O pensamento curricular no Brasil. In: ______ (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. P. 13-54.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A Teoria de Basil Bernstein e Algumas de suas Contribuições para as Pesquisas sobre Políticas Educacionais e Curriculares. Revista Teias v. 11, n. 22, maio/agosto 2010.
MORAIS, A. M.; NEVES, I. P. A teoria de Basil Bernstein: alguns aspectos fundamentais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.2, n.2, p.115-130, jul./dez. 2007.
MOREIRA, Antônio Flavio B. A importância do conhecimento escolar em propostas curriculares alternativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 265-290. jun. 2007.
______; MACEDO, Elizabeth. Currículo, identidade e diferença. In: ______. (Orgs.). Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Porto: Porto, 2002. P. 11-33.
______; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação. Conversações com assessoria. Porto Alegre: SMED, 2006c.
______. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação. Cadernos pedagógicos, Porto Alegre, n. 9, dez. 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
