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n. 20 - POLÍTICA CURRICULAR E RECONTEXTUALIZAÇÃO NA ESCOLA: LIÇÕES A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Graziella Souza dos Santos

Resumo


Este ensaio tem como objetivo apresentar um panorama a respeito das políticas educacionais e curriculares adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA) no período 2005-2012 e as consequentes recontextualizações protagonizadas por algumas escolas. O artigo baseia-se em pesquisa de mestrado que dedicou-se a mapear a política educacional e curricular adotadas pelas gestões a frente da Secretaria Municipal de Educação (SMED) no período 2005-2012, bem como os movimentos realizados pelas escolas, no processo de implementação de tais políticas.  Tais movimentos foram mais bem compreendidos através da noção de recontextualização de Bernstein(1996), a partir da qual foi possível observar ao menos três processos distintos nas escolas investigadas. Na pesquisa, foram realizadas observações, entrevistas e análise de documentos em três instituições da RME/POA e na própria Secretaria Municipal de Educação (SMED). O estudo utilizou-se de pressupostos teóricos da Sociologia da Educação e, nesta perspectiva, de concepções de currículo formuladas especialmente por Moreira (GARCIA; MOREIRA, 2006) e Apple (2006, 1999), que apontam um entendimento de currículo para além de uma área técnica, que o compreende como ambiente simbólico e material, implicado na construção e na introdução de uma determinada visão de mundo, sujeito e sociedade. 


Palavras-chave


Currículo, Política Curricular, Escola, Recontextualização

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54953