n. 17 - POLÍTICA PÚBLICA DE JUVENTUDES: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PROUNI
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.53612Palavras-chave:
Ensino superior, Prouni, Políticas públicas, Juventudes.Resumo
O objeto de estudo foi o Programa Universidade para Todos na sua interface com a juventude de baixa renda que conseguiu acesso ao ensino superior por meio da participação nessa política pública. Objetivou-se compreenderas reverberações do acesso ao referido programa na vida de estudantes pobres da cidade de Fortaleza desde a percepção dos jovens contemplados. A coleta de dados da pesquisa foi realizada mediante questionário misto com 20 jovens. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos quanto a estas categorias: o ingresso no Programa Universidade para Todos; as Instituições de Ensino Superior e o curso em que estudam os discentes; e os possíveis percalços, dificuldades e benefícios gerados pelo referido programa. Constatou-se que os jovens consideraram o Programa Universidade para Todos um projeto de inclusão social que gera oportunidades à população de baixa renda de prosseguimento nos estudos e de acesso à educação superior, no entanto, mesmo demonstrando satisfação com o programa e com os serviços ofertados pelas Instituições de Ensino Superior particulares, aferiram a dificuldade de permanência em tais instituições em decorrência da ausência de assistência estudantil e da exclusão das universidades públicas.
Referências
AMARAL, D. P.; OLIVEIRA, F. B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 861-890, 2011.
ARROYO, M. C. et al. Maiores dificuldades encontradas pelos bolsistas do Prouni para concluir o curso superior. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 8., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: Centro Paula de Souza, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: 70, 2009.
CATANI, A. M.; HEY, A. P.; GILIOLI, R. S. P. Prouni: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior? Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 125-140, 2006.
CORBUCCI, P. R. Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 677-702, 2004.
COSTA, S. L.; DIAS, S. M. B. A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal de Políticas Públicas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p.51-60, 2015.
FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: UFC, 2015.
FREZZA, M.; MARASCHIN, C.; SANTOS, N. S. Juventude como problema de políticas públicas. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.21, n.3, p. 313-323, 2009.
LIMA, P. G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 1, p. 85-105, 2013.
MUGNOL, M.; GISI, M. L. Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni. In: ANPED, 9., 2012, Caxambu.Anais... Caxambu: ANPEd, 2012.
OLIVEIRA, A. B. C. O Enem como processo seletivo para o ensino superior: algumas considerações sobre a democratização do acesso e sobre o construto do exame. Jornal de Políticas Públicas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p. 156-167, 2015.
ROCHA, H. S. Formação de agenda de políticas públicas de juventude no Governo Federal de 2002 a 2005. Revista Juventude e Políticas Públicas, Brasília, DF,v. 1, n. 1, p. 1-19, 2014.
SAMPAIO, B.; GUIMARÃES, J. Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil. Economia Aplicada, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 45-68, 2009.
SILVA, M. R. Direito à educação, universalização e qualidade: cenários da educação básica e da particularidade do ensino médio. Jornal de Políticas Públicas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p. 61-74, 2015.
SOUZA, M. R. A.; MENEZES, M. Programa Universidade para Todos (Prouni): quem ganha o quê, como e quando? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 609-634, 2014.
SPOSITO, M. P.; CARRANO, P. C. R. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 16-39,2003.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2005.
TOMMASI, L. Um olhar sobre as políticas públicas de juventude na América Latina. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p.177-181, 2004.
VALLE, M. J. Prouni: política pública de acesso ao ensino superior ou privatização? 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós-Graduação, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.