n. 15 - OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: O QUE DIZEM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE TABLETS

Autores

  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville
  • Jussara Cascaes Longarzo Secretaria Municipal de Educação de Joinville
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.52866

Palavras-chave:

, Professores de Língua Portuguesa, Tecnologias digitais, Sala de aula

Resumo

Com o objetivo de verificar como professores de Língua Portuguesa compreendem a inserção dos recursos digitais no espaço escolar, como parte de um programa implantado pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos anos, são trazidos dados de uma pesquisa  sobre  o uso das tecnologias em aulas de Língua Portuguesa. De abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu 80 professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental de uma das maiores redes públicas de ensino do sul do país. Questionário, contendo questões abertas e fechadas, e entrevistas semiestruturadas foram os procedimentos de pesquisa adotados. Os resultados indicam que a principal contribuição das tecnologias enquanto ferramenta pedagógica está relacionada à aproximação que esses recursos estabelecem entre as diferentes gerações, contribuindo com professores e estudantes na busca pelo conhecimento. Por outro lado, os professores indicam que se ressentem de uma formação aligeirada sobre o uso das tecnologias, além de mencionarem problemas relacionados à infraestrutura das escolas. Nesse sentido, a forma como se deu a implantação do programa de distribuição dos tablets nas escolas apresenta lacunas que interferiram no resultado esperado.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação na PUC/SP. Professora permanente do programa de pós-graduação Mestrado em Educação e do curso de graduação de Letras da Universidade da Região de Joinville - Univille. Coordena o projeto de extensão voltado a linguagem da não-violência e o subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/Univille. Pesquisa temas sobre trabalho e formação docente, relacionados às linguagens e tecnologias digitais

Referências

BARDIN, Laurence (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70 (Obra original publicada em 1977).

BRITO, Jussara; GOMES, Luciana. Desafios e possibilidades ao trabalho docente e à sua relação com a saúde. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 1, 1º semestre de 2006. Disponível em: . Acesso em 26 de outubro de 2016.

GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLES, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 29-38.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORAN, José. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Bahia, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf>. Acesso em: 14 de dezembro de 2015.

OLIVEIRA, Elsa G. Educação à distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003.

RAMAL, Andrea C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital e ensino. In: FERRAZ, C.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Pesce, M. K. de, Longarzo, J. C., & Koerner, R. M. (2017). n. 15 - OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: O QUE DIZEM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE TABLETS. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.52866

Edição

Seção

Artigos