n. 14 - MOVIMENTAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS E INTERDEPENDÊNCIA COMPETITIVA ENTRE ESCOLAS NA LEGISLAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Natália Tripoloni Tangerino Silva Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT) http://orcid.org/0000-0002-6080-396X
  • Vanda Mendes Ribeiro Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.52837

Palavras-chave:

políticas educacionais, vulnerabilidade social no território, interdependência entre escolas, equidade, desigualdade escolar.

Resumo

Este artigo discute aspectos de legislações que regulam a movimentação de alunos e professores na rede municipal de São Paulo, analisando-os à luz de literatura sobre interdependência competitiva entre escolas. Pesquisas asseveram que escolas podem competir entre si por recursos que lhes permitem continuar funcionando. E que legislações podem coibir ou impulsionar práticas competitivas entre escolas. Observa-se, por esta pesquisa, que a legislação que regula a remoção de professores no município pode estimular a saída de professores mais experientes e com mais formação das escolas menos prestigiadas ou com mais problemas sociais. E que a legislação que regula a matrícula e a transferência de alunos na rede em questão tem brechas que permitem, caso haja interesse, que escolas mais prestigiadas em um território possam atrair a atenção dos familiares, nas quais poderão empreender esforços para matricular seus filhos e ainda que as escolas possam expulsar ou evitar alunos considerados inadequados ao seu ambiente escolar. Observa-se que pesquisas sobre esse assunto são incipientes, portanto suas conclusões devem ser vistas com cautela. Dada a possibilidade de que a própria legislação possa impulsionar a desigualdade escolar, torna-se urgente a realização de estudos empíricos das implicações sobre o funcionamento da escola e sobre as relações entre as escolas, do modo como ocorre a matrícula, a transferência dos alunos e a remoção de professores no município em questão.

Biografia do Autor

Natália Tripoloni Tangerino Silva, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora - séries iniciais - Secretaria Estadual de Educação - MT e orientadora do PNAIC para professores alfabetizadores da rede estadual de ensino do município de Alto Araguaia-MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdependência, gestores e escolas.

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora do Programa de Pós-Graduação Formação de Gestores Escolares (Mestrado Profissional) da Universidade Cidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra, bolsa Cnpq e Capes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atuou como consultora junto ao MEC (SEB) e INEP. Foi Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) (2013-2016). Na Ação Educativa, foi responsável pela concepção e coordenação técnica da elaboração do instrumental de avaliação institucional para escolas do ensino fundamental (2003 e 2004) e para instituições de educação infantil (2008 e 2009): Indicadores da Qualidade na Educação e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Coordenou a elaboração do currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do estado do Ceará. Seus principais interesses de pesquisa são: desigualdades socioespaciais, sociais e escolares; políticas educacionais e equidade; implementação de políticas educacionais.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Tangerino Silva, N. T., & Ribeiro, V. M. (2017). n. 14 - MOVIMENTAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS E INTERDEPENDÊNCIA COMPETITIVA ENTRE ESCOLAS NA LEGISLAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.52837

Edição

Seção

Artigos