n. 10 - A ATUAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: DESAFIOS DO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.50131Palavras-chave:
gestão educacional, desafios, Rede Municipal de Belo HorizonteResumo
Este artigo tem o intuito de apresentar uma síntese da pesquisa realizada com diretores escolares da Rede Municipal de Belo Horizonte que resultou na dissertação de mestrado intitulada: Desafios do primeiro ano de atuação do cargo de diretor escolar, na rede municipal de Educação de Belo Horizonte, regional Venda Nova. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar uma análise dos principais desafios enfrentados pelos diretores escolares no primeiro ano de gestão nas escolas municipais, na regional de Venda Nova. A partir da década de 1990, a legislação educacional nacional preconiza a gestão democrática das escolas. Desde então, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, a eleição para Diretores escolares é uma realidade, como um importante elo dessa vertente. Ao assumirem o cargo, os Diretores eleitos respondem pela gestão escolar nas dimensões pedagógica, administrativa, orçamentária e financeira. Este estudo foi desenvolvido ao longo do ano de 2015 por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco dos seis diretores identificados e com um Gestor da Secretaria de Educação (SMED). Efetuou-se a análise documental dos registros de visita das equipes de monitoramento, das TAGs ― reclamações recebidas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública ―pela regional citada e da terceira parte dos relatórios da primeira avaliação de gestão realizada na SMED. Além disso, considerou-se as reclamações de denúncias recebidas oralmente e registradas pela Gerência Regional de Educação Venda Nova (GERED-VN). Para o embasamento das análises e discussões, buscamos Lück (2009; 2010), Boccia (2011), Boccia, Dabul e Lacerda (2013), Machado (2013; 2014) e Paro (2015), dentre outros estudiosos da área.
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