n. 9 - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.50011Palavras-chave:
Gestão escolar. Gestão democrática. Participação.Resumo
O objetivo do texto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada em uma escola pública da rede municipal de Maceió – Alagoas. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Como resultado, percebe-se que a equipe gestora: a) rompeu com práticas conservadoras na escolha dos coordenadores pedagógicos; b) possibilita um clima organizacional por meio do diálogo, da compreensão e do comprometimento social; d) trabalha em uma perspectiva de articulação entre as atividades pedagógica, administrativa e financeira com todos os profissionais e a comunidade local; e) necessita de estratégias para a efetiva participação da comunidade local e dos pais, indo além de avisos e informes no pátio da escola.
Referências
AMARAL, Nelson Cardoso Amaral. Financiamento da educação básica e o PNE: ainda e sempre, muitos desafios. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 293-311. Jul./dez. 2014.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Plano Nacional de Educação e Planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 265-280. Jul./dez. 2014.
CISESK, Ângela Antunes; ROMÃO, José Eustáquio. Conselho da escola: Coletivos instituintes da Escola cidadã. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, J. E. (Orgs.) Autonomia da escola: Princípios e Propostas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In: Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
FURFUS, Daniele. Gestão escolar: teoria e prática na sociedade globalizada. Curitiba: Ibpex, 2008.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: Artes e ofícios de participação coletiva. Campinas, SP: Papirus, 1994.
HORA, Dinair Leal da. Os sistemas educacionais municipais e a prática da gestão democrática: Novas possibilidades de concretização. Revista Iberoamericana de Educación n. 43/2, Junho de 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MELO, Maria Teresa Leitão de. Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.
MOLL, Jaqueline. O PNE e a educação integral: desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 368-381. Jul./dez. 2014.
NARDI, Elton Luiz. Políticas de responsabilização e PNE: tendências, ensaios e possibilidades. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 281-292. Jul./dez. 2014.
PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2007.
PRADO, Edna. Estágio na licenciatura em Pedagogia: Gestão Escolar. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.
SANTOS, Clóvis Roberto dos. O gestor educacional em uma escola de mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SAVIANI, Dermeval; DOURADO, Luiz Fernandes; FILHO, Heleno Araújo. Entrevista. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 231-246. Jul./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
