Open Journal Systems

n. 9 - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS

Givanildo da Silva

Resumo


O objetivo do texto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada em uma escola pública da rede municipal de Maceió – Alagoas. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Como resultado, percebe-se que a equipe gestora: a) rompeu com práticas conservadoras na escolha dos coordenadores pedagógicos; b) possibilita um clima organizacional por meio do diálogo, da compreensão e do comprometimento social; d) trabalha em uma perspectiva de articulação entre as atividades pedagógica, administrativa e financeira com todos os profissionais e a comunidade local; e) necessita de estratégias para a efetiva participação da comunidade local e dos pais, indo além de avisos e informes no pátio da escola.


Palavras-chave


Gestão escolar. Gestão democrática. Participação.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Nelson Cardoso Amaral. Financiamento da educação básica e o PNE: ainda e sempre, muitos desafios. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 293-311. Jul./dez. 2014.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Plano Nacional de Educação e Planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 265-280. Jul./dez. 2014.

CISESK, Ângela Antunes; ROMÃO, José Eustáquio. Conselho da escola: Coletivos instituintes da Escola cidadã. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, J. E. (Orgs.) Autonomia da escola: Princípios e Propostas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In: Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

FURFUS, Daniele. Gestão escolar: teoria e prática na sociedade globalizada. Curitiba: Ibpex, 2008.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: Artes e ofícios de participação coletiva. Campinas, SP: Papirus, 1994.

HORA, Dinair Leal da. Os sistemas educacionais municipais e a prática da gestão democrática: Novas possibilidades de concretização. Revista Iberoamericana de Educación n. 43/2, Junho de 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

MELO, Maria Teresa Leitão de. Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.

MOLL, Jaqueline. O PNE e a educação integral: desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 368-381. Jul./dez. 2014.

NARDI, Elton Luiz. Políticas de responsabilização e PNE: tendências, ensaios e possibilidades. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 281-292. Jul./dez. 2014.

PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2007.

PRADO, Edna. Estágio na licenciatura em Pedagogia: Gestão Escolar. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. O gestor educacional em uma escola de mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SAVIANI, Dermeval; DOURADO, Luiz Fernandes; FILHO, Heleno Araújo. Entrevista. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 231-246. Jul./dez. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.50011