Política educacional, formação de professores e profissão docente: um olhar sobre a formação docente em história na UECE

Augusto Ridson de Araujo Miranda, Antonio Germano Magalhães Júnior

Resumo


Este artigo visa conceituar e relacionar as temáticas de “Política Educacional”, “Formação de Professores” e “Profissão Docente”, a partir dos estudos de Saravia (2007); Lerche (2007); Moehlecke (2012); Gatti (2010); Gauthier et al (1998); Tardif (2002); Tardif; Lessard (2011); entre outras bibliografias. Tomamos como recorte temporal as demandas conjunturais dos últimos 20 anos. Após isto tomamos como exemplo um caso único (a licenciatura em História na Universidade Estadual do Ceará) para materializar reflexões acerca destas relações. Por fim, delineamos possibilidades para repensar as políticas educacionais para Formação de Professores, com vistas a contribuir para uma profissionalização docente no Brasil.


Palavras-chave


Política Educacional; Formação de Professores; Profissão Docente; Formação docente em História

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i19.49954

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br