n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A "POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO"

Autores

  • Jucemara Antunes UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
  • Sonia M R Aita Rede Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.44283

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Educação Básica, Obrigatoriedade.

Resumo

O presente estudo apresenta uma síntese de uma pesquisa em andamento do projeto intitulado "Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades" desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Elos da Universidade Federal de Santa Maria, e conta com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Brasil. Objetiva analisar a ampliação da obrigatoriedade da Educação Básica (EB) no cotidiano das práticas. A metodologia utilizada está ancorada na perspectiva do ciclo de políticas proposto por Ball e Bowe (1992), como insturmentos para a coleta, utilizou-se a entrevista semiestruturada com os docentes que atuam na Educação Infantil e no Ensino Médio. Como lócus da pesquisa, foram escolhidas duas escolas públicas, uma de Educação Infantil, e outra escola que oferta o Ensino Fundamental e Médio. Pressupõe-se que a legitimidade da obrigatoriedade da EB, perpassa pelos desafios impostos as instituições em âmbito nacional, estadual e municipal, pois não são as "políticas propostas" que promoverão as mudanças necessárias, mas as condições que perpassam pelo processo de implementação das mesmas no cotidiano das práticas.

 

Biografia do Autor

Jucemara Antunes, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Ensino Básico Técnico Tecnológico - Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

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Publicado

2017-08-06

Como Citar

Antunes, J., Sarturi, R. C., & Aita, S. M. R. (2017). n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A "POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO". Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.44283

Edição

Seção

Artigos