n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A "POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO"

Jucemara Antunes, Rosane Carneiro Sarturi, Sonia M R Aita

Resumo


O presente estudo apresenta uma síntese de uma pesquisa em andamento do projeto intitulado "Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades" desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Elos da Universidade Federal de Santa Maria, e conta com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Brasil. Objetiva analisar a ampliação da obrigatoriedade da Educação Básica (EB) no cotidiano das práticas. A metodologia utilizada está ancorada na perspectiva do ciclo de políticas proposto por Ball e Bowe (1992), como insturmentos para a coleta, utilizou-se a entrevista semiestruturada com os docentes que atuam na Educação Infantil e no Ensino Médio. Como lócus da pesquisa, foram escolhidas duas escolas públicas, uma de Educação Infantil, e outra escola que oferta o Ensino Fundamental e Médio. Pressupõe-se que a legitimidade da obrigatoriedade da EB, perpassa pelos desafios impostos as instituições em âmbito nacional, estadual e municipal, pois não são as "políticas propostas" que promoverão as mudanças necessárias, mas as condições que perpassam pelo processo de implementação das mesmas no cotidiano das práticas.

 


Palavras-chave


Políticas públicas educacionais; Educação Básica; Obrigatoriedade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.44283

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br