A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações

Autores

  • Silvana Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885

Palavras-chave:

Política Educacional, Currículo, Curso de Pedagogia, Education Policy, Curriculum, Pedagogy Course

Resumo

O artigo apresenta uma análise exploratória da disciplina Política Educacional no currículo de Cursos de Pedagogia, de universidades públicas brasileiras. A amostra envolveu a análise de 128 disciplinas de 70 universidades públicas, de 85 ementas (de 50 universidades) e da bibliografia indicada em 44 ementas ou programas. Concluiu-se que: a) há uma variedade grande de designações para a disciplina (97 designações); b) na maioria dos cursos a disciplina é ofertada nos dois primeiros anos e a carga horária, na maioria dos currículos, é de 60 horas; c) foi possível identificar os conteúdos recorrentes nos programas e os aspectos que não são indicados nas ementas. O artigo argumenta que a pesquisa sobre o ensino da disciplina Política Educacional é relevante, pois pode trazer informações importantes para a compreensão e melhoria tanto do ensino de Política Educacional quanto para a formação de pesquisadores para esse campo.

Biografia do Autor

Silvana Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Stremel, S., & Mainardes, J. (2016). A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885

Edição

Seção

Artigos