Gestão democrática, participação popular e controle social: análise das emendas paranaenses ao documento referência da Conae 2014

Autores

  • Adriana Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná
  • Taís Moura Tavares Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.40310

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação popular, Controle social, Conae 2014

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise das propostas de emendas paranaenses ao Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, para o eixo “Gestão democrática, participação popular e controle social”. O caderno de emendas preparado para a discussão na Conferência Estadual de Educação do Paraná, para o eixo em destaque constou com 356 sugestões. Da análise se destacam as emendas referentes: à participação popular por meio de Conselhos; sobre os mecanismos de participação na promoção da democratização da gestão dos sistemas de ensino e das instituições escolares; ao destaque do setor público na gestão da educação e dos seus recursos; à alternância nos postos de gestão das instituições escolares e à autonomia da escola na gestão dos recursos financeiros.

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Como Citar

Silveira, A. D., & Tavares, T. M. (2014). Gestão democrática, participação popular e controle social: análise das emendas paranaenses ao documento referência da Conae 2014. Jornal De Políticas Educacionais, 8(16). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.40310