Diversidade, educação e relações étnico-raciais na CONAE-PR

Paulo Vinicius B da Silva, Rosa Amália Espejo Trigo, Lucimar Rosa Dias

Resumo


Este artigo focaliza a relação entre diversidade e educação tratada na Conferência Estadual de Educação do Estado do Paraná (CONAE-PR). Compreende-se a diversidade a partir das propostas vindas dos movimentos sociais e outras esferas do espaço social como sendo um fator importante para o reconhecimento das diferenças e a superação das desigualdades. Foram definidos como objeto de análise o documento referência da II Conferência Nacional de Educação – CONAE  e as propostas para a CONAE-PR organizadas no Caderno de Emendas. A análise parte de uma discussão sobre o conceito de diversidade e suas expressões nos documentos e converge para as relações étnico-raciais, em especial as proposições dirigidas para o estabelecimento de igualdade étnico-racial e para buscar equalizar os resultados educacionais dos grupos de raça/cor brancos(as) e negros(as). No processo da análise revela-se um alongamento da agenda da diversidade, que se estendem nos diversos eixos, nas metas e estratégias para especificações que atendem a educação do campo, quilombolas, escolas indígenas, pessoas com deficiências, relação étnico-raciais, relações de gênero e orientação sexual.  Evidencia-se um debate muito intenso de posições inclusive antagônicas, que acabaram retirando propostas de promoção de igualdade étnico-racial. No entanto o que prevalece é a reafirmação e aumento das políticas educacionais voltadas para as minorias, em uma tendência que busca combinar políticas focais com avanços das políticas universalistas.

Palavras-chave


política educacional, diversidade, movimentos sociais, movimentos negros, relações étnico-raciais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v8i16.36953

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br