Diversidade, educação e relações étnico-raciais na CONAE-PR

Autores

  • Paulo Vinicius B da Silva UFPR
  • Rosa Amália Espejo Trigo UFPR
  • Lucimar Rosa Dias UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.36953

Palavras-chave:

política educacional, diversidade, movimentos sociais, movimentos negros, relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo focaliza a relação entre diversidade e educação tratada na Conferência Estadual de Educação do Estado do Paraná (CONAE-PR). Compreende-se a diversidade a partir das propostas vindas dos movimentos sociais e outras esferas do espaço social como sendo um fator importante para o reconhecimento das diferenças e a superação das desigualdades. Foram definidos como objeto de análise o documento referência da II Conferência Nacional de Educação – CONAE  e as propostas para a CONAE-PR organizadas no Caderno de Emendas. A análise parte de uma discussão sobre o conceito de diversidade e suas expressões nos documentos e converge para as relações étnico-raciais, em especial as proposições dirigidas para o estabelecimento de igualdade étnico-racial e para buscar equalizar os resultados educacionais dos grupos de raça/cor brancos(as) e negros(as). No processo da análise revela-se um alongamento da agenda da diversidade, que se estendem nos diversos eixos, nas metas e estratégias para especificações que atendem a educação do campo, quilombolas, escolas indígenas, pessoas com deficiências, relação étnico-raciais, relações de gênero e orientação sexual.  Evidencia-se um debate muito intenso de posições inclusive antagônicas, que acabaram retirando propostas de promoção de igualdade étnico-racial. No entanto o que prevalece é a reafirmação e aumento das políticas educacionais voltadas para as minorias, em uma tendência que busca combinar políticas focais com avanços das políticas universalistas.

Biografia do Autor

Paulo Vinicius B da Silva, UFPR

Doutor em Psicologia Social, Bolsista do CNPQ, Professor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Rosa Amália Espejo Trigo, UFPR

Doutora em Psicologia Social, realiza Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Lucimar Rosa Dias, UFPR

Doutora em Educação, Professora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Como Citar

Silva, P. V. B. da, Espejo Trigo, R. A., & Dias, L. R. (2014). Diversidade, educação e relações étnico-raciais na CONAE-PR. Jornal De Políticas Educacionais, 8(16). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.36953