OS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E SUA RELAÇÃO COM O BLOCO ALFABETIZADOR

Autores

  • Leonete Luzia Schmidt UNISUL
  • Rosinete Costa Fernandes Cardoso Unisul e SEE

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.36407

Palavras-chave:

Gestão escolar, Bloco Alfabetizador, Alfabetização

Resumo

O presente artigo discute a atuação dos diretores escolares em relação ao Bloco Alfabetizador num contexto em que a alfabetização ganha destaque nas políticas educacionais, inclusive com determinação oficial de que os três primeiros anos do Ensino Fundamental sejam dedicados à alfabetização e ao letramento. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada no âmbito do projeto Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina, financiado pela Capes/Observatório da Educação. Os dados foram coletados através de entrevistas e de análise documental. Foram sujeitos da pesquisa os diretores de seis escolas pertencentes às redes estadual e municipal da região da AMUREL/SC. Os resultados evidenciaram que o modelo de gestão, que articula profissionais e recursos no interior da escola, mescla aspectos da gestão nas perspectivas democrática e gerencial. Isto condiciona uma dinâmica onde o engajamento na organização do trabalho pedagógico junto ao bloco alfabetizador fica à mercê do preparo e interesse individual de cada gestor.

 

 

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Como Citar

Schmidt, L. L., & Costa Fernandes Cardoso, R. (2014). OS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E SUA RELAÇÃO COM O BLOCO ALFABETIZADOR. Jornal De Políticas Educacionais, 8(15). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.36407

Edição

Seção

Artigos