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OS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E SUA RELAÇÃO COM O BLOCO ALFABETIZADOR

Leonete Luzia Schmidt, Rosinete Costa Fernandes Cardoso

Resumo


O presente artigo discute a atuação dos diretores escolares em relação ao Bloco Alfabetizador num contexto em que a alfabetização ganha destaque nas políticas educacionais, inclusive com determinação oficial de que os três primeiros anos do Ensino Fundamental sejam dedicados à alfabetização e ao letramento. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada no âmbito do projeto Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina, financiado pela Capes/Observatório da Educação. Os dados foram coletados através de entrevistas e de análise documental. Foram sujeitos da pesquisa os diretores de seis escolas pertencentes às redes estadual e municipal da região da AMUREL/SC. Os resultados evidenciaram que o modelo de gestão, que articula profissionais e recursos no interior da escola, mescla aspectos da gestão nas perspectivas democrática e gerencial. Isto condiciona uma dinâmica onde o engajamento na organização do trabalho pedagógico junto ao bloco alfabetizador fica à mercê do preparo e interesse individual de cada gestor.

 

 


Palavras-chave


Gestão escolar; Bloco Alfabetizador; Alfabetização

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v8i15.36407