NuPE/UFPR – Núcleo de Políticas Educacionais: criação, características e desafios

Taís Moura Tavares

Resumo


O artigo apresenta a constituição do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná – NuPE/UFPR, e foi escrito no semestre de comemoração dos seus dez anos de fundação (outubro de 2012). O documento expressa a trajetória diversa e ampliada que vem tomando, desde então, o grupo de pesquisa, demonstrando como o núcleo se insere no movimento de constituição e definição de um campo recente de pesquisa educacional: o de políticas. O texto, ao final, ressalta que embora o NUPE esteja consolidado como um grupo de pesquisa que por uma década tem mantido e ampliado sua produção, em termos de resultados de pesquisa, sua divulgação e formação de novos pesquisadores, o adensamento teórico e metodológico desse trabalho é, ainda, um desafio que se impõe.


Palavras-chave


Políticas Educacionais; Pesquisa; NuPE/UFPR.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32271

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br