A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil

Nora Krawczyk

Resumo


O artigo apresenta uma discussão sobre as trajetórias históricas de constituição e tematização do campo de pesquisa em políticas educacionais no Brasil. O trabalho parte do reconhecimento que a consolidação da pesquisa em educação no Brasil iniciou-se nos anos de 1940 e logo na sequência as temáticas concernentes ao campo das políticas educacionais passaram a compor os objetos de investigação. Demonstrando os caminhos teóricos da constituição do campo, o texto indica, ao final, um conjunto de desafios para a pesquisa em políticas educacionais, destacadamente o necessário aprofundamento do debate teórico e histórico, a desnaturalização das categorias de análise e a articulação entre as diferentes áreas e abordagens teórico-metodológicas. 


Palavras-chave


Políticas educacionais; pesquisa; campo de investigação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32270

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br