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Avanços e contradições da Política de Educação Profissional integrada no Paraná (2003-2010)

Letícia de Luca Wollmann Saldanha, Rita de Cássia da Silva Oliveira

Resumo


O artigo apresenta uma análise na perspectiva histórico-dialética do processo de constituição da Política de Educação Profissional no Paraná (concepção e ações) compreendido entre 2003 a 2010, objetivando significá-lo em relação aos projetos de sociedade e educação dos séculos XX e XXI. Utilizaram-se como referenciais teóricos os conceitos de Estado ampliado e intelectual de Gramsci (1987; 1991) e o de ideologia de Löwy (2007). A metodologia de investigação consistiu em pesquisa bibliográfica; análise de documento (PARANÁ, 2005) e legislação. Representa um avanço ao incorporar os princípios da politecnia e formação humana, defendidos por grupos da sociedade civil dos anos 1980. Através de uma ideologia crítica ao capitalismo e à concepção liberal conservadora dos anos 1990 e pela ação de seus intelectuais, sintetiza um processo de humanização e de qualificação para o trabalho, limitado pela política de financiamento.

Palavras-chave: Política Educacional. Educação Profissional. Educação Profissional Integrada no Paraná.

 


Palavras-chave


Política Educacional;Educação Profissional;Educação Profissional Integrada no Paraná.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22495