Avanços e contradições da Política de Educação Profissional integrada no Paraná (2003-2010)

Autores

  • Letícia de Luca Wollmann Saldanha SEED/PR
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22495

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Profissional, Educação Profissional Integrada no Paraná.

Resumo

O artigo apresenta uma análise na perspectiva histórico-dialética do processo de constituição da Política de Educação Profissional no Paraná (concepção e ações) compreendido entre 2003 a 2010, objetivando significá-lo em relação aos projetos de sociedade e educação dos séculos XX e XXI. Utilizaram-se como referenciais teóricos os conceitos de Estado ampliado e intelectual de Gramsci (1987; 1991) e o de ideologia de Löwy (2007). A metodologia de investigação consistiu em pesquisa bibliográfica; análise de documento (PARANÁ, 2005) e legislação. Representa um avanço ao incorporar os princípios da politecnia e formação humana, defendidos por grupos da sociedade civil dos anos 1980. Através de uma ideologia crítica ao capitalismo e à concepção liberal conservadora dos anos 1990 e pela ação de seus intelectuais, sintetiza um processo de humanização e de qualificação para o trabalho, limitado pela política de financiamento.

Palavras-chave: Política Educacional. Educação Profissional. Educação Profissional Integrada no Paraná.

 

Biografia do Autor

Letícia de Luca Wollmann Saldanha, SEED/PR

Formada em Direito pela UFPR e Esquema I pelo CEFET- Pr. Mestre em Educação pela UEPG. Professora da Educação Profissional da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, UEPG

Professora Doutora da UEPG

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Como Citar

Saldanha, L. de L. W., & Oliveira, R. de C. da S. (2012). Avanços e contradições da Política de Educação Profissional integrada no Paraná (2003-2010). Jornal De Políticas Educacionais, 6(11). https://doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22495

Edição

Seção

Artigos