Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas

Juca Gil, Rosângela Gavioli Prieto, Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Ana Paula Ribeiro Freitas, Ananda Grinkrau, Andréa de Carvalho Zichia, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Paula Regina Cursino, Roseli Kubo Gonzalez

Resumo


O presente artigo tem como objeto a gestão das políticas de atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. São apresentados alguns dos referenciais teóricos concernentes às temáticas relacionadas à gestão de políticas públicas, ao financiamento da educação e à educação especial que possibilitam uma aproximação da realidade.  discorre-se ainda sobre alguns resultados de pesquisa realizada sobre o tema e destaca-se que abordar arranjos institucionais públicos municipais da educação especial, focalizando gestão e financiamento, caracterizase como aspecto original desta investigação.

Palavras-chave


Educação especial; Gestão pública; Financiamento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i7.21859

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

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