Controle Social em Educação Básica Pública

Autores

  • Maria Abádia da Silva Universidade de Brasília
  • Marcus Vinícius de Azevedo Braga Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21835

Palavras-chave:

Controle social, Gestão da educação, Educação básica pública

Resumo

Este estudo examina o controle social na educação básica pública e analisa a atuação do Estado brasileiro para exercê-lo sobre a população e os instrumentos dessa mesma população para controlar esse Estado, em uma sociedade de classes marcada pelas desigualdades sociais e econômicas.  a partir de categorias de Antonio Gramsci, discute a luta dos trabalhadores pelo direito à educação pública e como estes reinventam formas de participação por meio de conselhos na educação, principalmente no que tange à aplicação dos recursos orçamentários e aos mecanismos que instituem a gestão democrática na educação básica pública.

Biografia do Autor

Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Marcus Vinícius de Azevedo Braga, Universidade de Brasília

Mestrando da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Downloads

Como Citar

da Silva, M. A., & Braga, M. V. de A. (2010). Controle Social em Educação Básica Pública. Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21835

Edição

Seção

Artigos