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A participação do setor privado na gestão do sistema municipal de educação em Teresina-PI: o caso do programa gestão nota 10 do Instituto Ayrton Senna

Antônio Alves Glauber Oliveira, Liliane Xavier Luz, Cristiane Rego dos Anjos, Elionaira Vieira de Sá

Resumo


O artigo analisa a relação entre o público e o privado no sistema municipal de educação de TeresinaPi, considerando a parceria entre o instituto Ayrton Senna (IAS) e a secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Para tanto, metodologicamente o trabalho produziu um levantamento de documentos, bem como realizou entrevistas com gestores do sistema e análise dos dados. a investigação compreende o período de 2001 a 2007, na perspectiva compreender a trajetória da parceria e suas implicações para a gestão do sistema municipal de ensino. o roteiro do artigo inicia com uma apresentação das questões legais que sustentam as parcerias entre o público e o privado na gestão da educação, passa então a analisar a implantação, regulamentação e expansão da parceria entre o IAS e a SEMEC. Por fim, o trabalho mostra que o cenário de imbricação entre o público e o privado produz uma perspectiva economicista das políticas educacionais, com feição empresarial de compra e venda de serviços, a partir do momento em que a secretaria abre espaço para que o instituto administre também suas ações.

Palavras-chave


Relações público/privado; Instituto Ayrton Senna; Programa Nota 10.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21833