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O professor e qualidade de ensino: uma análise a partir dos resultados do Saeb na escola pública do Paraná

Simoni Vilant de Biasi

Resumo


Este trabalho, resultado da minha pesquisa de mestrado em Políticas e Gestão da Educação, toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais considerados básicos para a vida social. Para identificar fatores relacionados aos docentes que apresentam impacto no atendimento dessa necessidade, realizou-se uma análise das relações que se estabelecem entre as condições de formação e de trabalho dos professores de 8.ª série da escola pública do Paraná com a proficiência estudantil. Assim, a investigação lançou um olhar sobre as condições docentes e analisou como estas se constituem em peças importantes na construção da qualidade de ensino. Para a análise dessas relações foram utilizadas as informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003. A pesquisa apontou a necessidade de políticas públicas de formação e de trabalho para os docentes como condição prioritária para a realização da qualidade do ensino.

Palavras-chave


Qualidade de ensino; condições docentes; proficiência escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20535