O professor e qualidade de ensino: uma análise a partir dos resultados do Saeb na escola pública do Paraná

Autores

  • Simoni Vilant de Biasi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20535

Palavras-chave:

Qualidade de ensino, condições docentes, proficiência escolar

Resumo

Este trabalho, resultado da minha pesquisa de mestrado em Políticas e Gestão da Educação, toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais considerados básicos para a vida social. Para identificar fatores relacionados aos docentes que apresentam impacto no atendimento dessa necessidade, realizou-se uma análise das relações que se estabelecem entre as condições de formação e de trabalho dos professores de 8.ª série da escola pública do Paraná com a proficiência estudantil. Assim, a investigação lançou um olhar sobre as condições docentes e analisou como estas se constituem em peças importantes na construção da qualidade de ensino. Para a análise dessas relações foram utilizadas as informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003. A pesquisa apontou a necessidade de políticas públicas de formação e de trabalho para os docentes como condição prioritária para a realização da qualidade do ensino.

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Como Citar

de Biasi, S. V. (2009). O professor e qualidade de ensino: uma análise a partir dos resultados do Saeb na escola pública do Paraná. Jornal De Políticas Educacionais, 3(6). https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20535

Edição

Seção

Artigos