Os Fios Condutores do PDE são antigos

Luiz Araújo

Resumo


O texto apresenta uma análise crítica do Plano de Desenvolvimentoda Educação – PDE, lançado em abril de 2007 pelo Governo Federal.Discutindo os fios condutores do Plano, o trabalho analisa as propostas de regulação e financiamento da política federal em questão, demonstrando o impacto na educação básica brasileira.As conclusões apontam para o reconhecimento da desvalorizaçãoprofissional intrínseca à proposta, evidenciando que o PDE se trata apenas de continuidade do ideário político e pedagógico implementado nos anos FHC.

Palavras-chave


PDE; Política Educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v1i2.15000

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

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