UM ESPAÇO PARA COMPREENDER O SAGRADO: A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

Auteurs-es

  • Sylvio Fausto Gil Filho

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7865

Mots-clés :

sagrado, educação, ensino religioso, escola, sacred, education, religious teaching, school

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica a crise
epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente
educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no
Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições  religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.

Téléchargements

Comment citer

Gil Filho, S. F. (2005). UM ESPAÇO PARA COMPREENDER O SAGRADO: A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL. História: Questões & Debates, 43(2). https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7865

Numéro

Rubrique

Dossiê: Religião e sociedade: o espaço do sagrado no século XXI