UM ESPAÇO PARA COMPREENDER O SAGRADO: A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7865Mots-clés :
sagrado, educação, ensino religioso, escola, sacred, education, religious teaching, schoolRésumé
O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica a crise
epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente
educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no
Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
