História: Questões & Debates

A revista História: Questões & Debates é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) e da Associação Paranaense de História (APAH).

Notícias

 

Chamada de Artigos - Dossiê: Ditaduras em contextos locais e regionais (Pensar a América Latina)

 

DITADURAS EM CONTEXTOS LOCAIS E REGIONAIS (Pensar a América Latina)

Organizador:  Daniel Lvovich (UNGS)

                          Angelo Priori (UEM)

 

 

No ano que se (des)comemora a efeméride dos 60 anos do golpe militar no Brasil, a revista História: Questões e Debates, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz a convocatória para que pesquisadores e historiadores apresentem estudos e pesquisas inéditos para o dossiê “Ditaduras em contextos locais e regionais”.

Tomando como elo motivador os 60 anos do golpe militar no Brasil e a trágica ditadura que se instalou por 21 anos, o objetivo do dossiê é ampliar o debate para além das fronteiras brasileiras e pensar como as DITADURAS se estabeleceram no contexto da América Latina, sobretudo nas décadas de 1960, 1970 e 1980, e como elas aconteceram e se fortaleceram em cenários locais e regionais.

Para além das questões conjunturais nacionais, serão bem-vindos estudos e pesquisas inéditos que possam discutir a realidade das Ditaduras em ambientes locais e regionais, principalmente nos países sul-americanos, inclusive o Brasil.

Como se sabe, atualmente, nos grandes centros urbanos e nos países centrais, mas também em regiões periféricas - proporcionados pelo crescimento e pela interiorização dos cursos de pós-graduação em ciências humanas e sociais - há um amplo leque de estudos realizados por historiadores que se dedicam a pesquisar as ditaduras em contextos locais e regionais, seja no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.

Esses estudos fazem uma reflexão abrangente e plural, que permitem uma crítica acurada sobre as incontornáveis dimensões políticas, sociais e culturais envolvidas nas diversas conjunções ditatoriais instauradas na América Latina, sobretudo na América do Sul.

Acreditamos que o dossiê possa contribuir para explorar as múltiplas formas de como essa realidade foi imposta e foi vivenciada pelos mais diversos agentes socais e de como esses agentes sociais enfrentaram ou negociaram a sua participação nesses espaços de vivência e formas de organização, eivados por forte controle social e violência.

Prazo para envio dos textos: 31.10.2024

 
Publicado: 2024-06-12 Mais...
 
Outras notícias...

v. 71, n. 2 (2023): Descompassos entre a História e a Memória: Novos olhares sobre um velho problema


Capa da revista