Elza Nadai: a formação da papisa do ensino de História

Autores/as

  • Diogo da Silva Roiz UEMS/Paranaíba
  • Tiago Alinor Hoissa Benfica

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v68i1.63016

Palabras clave:

História intelectual. Sensibilidades. História do ensino de História. Formação de professores

Resumen

O trabalhodebruça-sesobre a trajetória intelectual de Elza Nadai, no intuito de visualizar os locais institucionais e as proposições teóricas que edificaram a área de pesquisa de ensino de História. O recorte temporal privilegiado situa-se entre as décadas de 1960 a 1980: a graduação naUniversidade de São Paulo, passagem pelo Serviço de Ensino Vocacional, e a entrada na pós-graduação e o início da docência no ensino superior. Elaborava-se uma concepção de ensino de História que partia da problematização da realidade juntamente aos princípios da História Temática, bastante vinculada à defesa dos ideais democráticos e de justiça social, estimulada também pelo movimento estudantil. As fontes mais destacadas foram os trabalhos de pós-graduação de Elza, documentos encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação da FE/USP e entrevistas orais. As reflexões também buscam elementos da sensibilidade, fatores impulsionadores dos grandes projetos acadêmicos, a afetividade e as relações de poder.

Biografía del autor/a

Diogo da Silva Roiz, UEMS/Paranaíba

Diogo da Silva Roiz é professor associado aos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UEMS, e dos programas de pós-graduação em Educação e do ProfHistória. Doutor em História pela UFPR, onde também concluiu estágio de pós-doutorado em 2015. E-mail: diogosr@uems.br. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8952-7826.

Tiago Alinor Hoissa Benfica

Doutor em História pela UFGD. Bolsista CAPES, pós-doutorado (2017-2018). Programa de Pós-graduação em Educação da UEMS, Campus de Paranaíba. Edital de fomento: MEMÓRIAS BRASILEIRAS: BIOGRAFIAS. Título do Projeto: Biografias intelectuais: trajetórias de pesquisadoras pioneiras nos estudos históricos brasileiros.

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Roiz, D. da S., & Benfica, T. A. H. (2019). Elza Nadai: a formação da papisa do ensino de História. História: Questões & Debates, 68(1), 337–367. https://doi.org/10.5380/his.v68i1.63016