Elza Nadai: a formação da papisa do ensino de História
DOI :
https://doi.org/10.5380/his.v68i1.63016Mots-clés :
História intelectual. Sensibilidades. História do ensino de História. Formação de professoresRésumé
O trabalhodebruça-sesobre a trajetória intelectual de Elza Nadai, no intuito de visualizar os locais institucionais e as proposições teóricas que edificaram a área de pesquisa de ensino de História. O recorte temporal privilegiado situa-se entre as décadas de 1960 a 1980: a graduação naUniversidade de São Paulo, passagem pelo Serviço de Ensino Vocacional, e a entrada na pós-graduação e o início da docência no ensino superior. Elaborava-se uma concepção de ensino de História que partia da problematização da realidade juntamente aos princípios da História Temática, bastante vinculada à defesa dos ideais democráticos e de justiça social, estimulada também pelo movimento estudantil. As fontes mais destacadas foram os trabalhos de pós-graduação de Elza, documentos encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação da FE/USP e entrevistas orais. As reflexões também buscam elementos da sensibilidade, fatores impulsionadores dos grandes projetos acadêmicos, a afetividade e as relações de poder.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.