ASPECTOS LEGAIS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE PINHAIS/PARANÁ

Autores

  • Erica dos Passos Silva Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Scheffer Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.74855

Palavras-chave:

Política urbana. Plano de Habitação. Regularização fundiária. Legislação urbanística.

Resumo

Esse artigo teve por intento investigar a forma como se apresenta a regularização fundiária no município de Pinhais, Paraná. Para tanto, foi efetuada pesquisa descritiva com amparo na pesquisa bibliográfica e documental. No tocante à bibliografia, foram analisados autores da temática do direito das cidades e, em relação à pesquisa documental, foram consultadas legislações federais e municipais, com enfoque principalmente no Plano de Habitação e Regularização Fundiária de Pinhais – PHRF, elaborado pelo município em 2010. A partir dos documentos analisados, foi possível identificar o cumprimento parcial pelo município das diretrizes estabelecidas nas legislações federais e, em que pese não haver o cumprimento integral dessas diretrizes, foi possível observar que a municipalidade efetivamente trabalhou nas reduções das irregularidades fundiárias, ainda que a ausência de mecanismos de monitoramento e avaliação das ações do Plano não permita uma ponderação precisa do alcance dessa política urbana.

Biografia do Autor

Erica dos Passos Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Planejamento Urbano pela UFPR.

Sandra Scheffer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Gestão Urbana PUC - PR, professora do Programa de Pós -Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Silva, E. dos P., & Scheffer, S. (2021). ASPECTOS LEGAIS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE PINHAIS/PARANÁ. REVISTA GEOGRAFAR, 16(2), 351–374. https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.74855

Edição

Seção

Artigos