FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA ÁREA DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DA UFPR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92441

Keywords:

Iniciação à docência, Ensino Remoto, Recursos didático-pedagógicos, Formação inicial.

Abstract

A formação de professores e professoras vem sendo marcada por condições perversas e adversas, e não foi diferente ao enfrentar a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, trazendo maiores inquietações e desafios.  Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre a Formação Docente em tempos de pandemia e a manobra em buscar alternativas metodológicas para o ensino remoto compartilhando, dessa forma, experiências obtidas no ano de 2021 pela equipe do Projeto Expedições Geográficas da Universidade Federal do Paraná. As atividades remotas realizadas visaram a contemplar os três pilares do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) em atividades como: encontros formativos, imersão/observação de aulas remotas de Geografia, divulgação de práticas pedagógicas e publicações nas redes sociais, oferta de oficinas do Google Earth Pro para aulas de campo “remotas” e participação em eventos científicos. Acreditamos que, minimamente, com todos os desafios e todas essas experiências vividas junto ao projeto durante o ano de 2021, professoras e professores em processo de formação possam ter mirado com outras lentes para a complexidade da docência, tornando-seresilientes frente às adversidades enfrentadas. 

Author Biographies

Elaine de Cacia de Lima Frick, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2022), Mestre em Engenharia Florestal - Manejo Florestal pela UFPR (2003), Especialista em Análise Ambiental pela UFPR (2001) e Licenciada e Bacharela em Geografia com ênfase em geoprocessamento pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (1999). Professora efetiva do departamento de Geografia da UFPR desde 2006, ministrando as disciplinas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas. Representante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Geografia. Coordenadora do LABOGEO (Laboratório Pedagógico de Geografia). Atua em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Geotecnologias e encaminhamentos metodológicos diferenciados para o ensino de Geografia.

Eliane do Rocio Alberti, Professora do Centro de Estudos do Mar do Campus Pontal do Paraná da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPR. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência em docência na educação básica e superior, organização do trabalho pedagógico, formação continuada de professores e gestão do trabalho. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Educação e trabalho, formação docente, aprendizagem e desenvolvimento e projeto político-pedagógico.

Karina Rousseng Dal Pont, Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participo como pesquisadora do Coletivo Ciranda: Infância, Cidadania e Redes Educativas (UDESC), do Grupo Atlas: geografias, imagens e educação (UDES) este vinculado a Rede Internacional de Pesquisa em Imagens, Geografias e Educação. As minhas áreas de interesse, escrita e pesquisa estão nas experiências educativas em espaços formais e não formais; no encontro e derivações entre arte contemporânea e educação; na educação geográficas e suas imagens; e nos processos de subjetivação docente. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Tenho experiência com a docência no ensino superior, na Universidade do Estado de Santa Catarina junto aos Cursos de Geografia e Pedagogia, e também como professora de Geografia em escolas públicas no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Além do trabalho com formação continuada de professoras e professores e consultorias para redes municipais de educação. Atualmente sou colaboradora do Laboratório Pedagógico de Ensino de Geografia, Labogeo (UFPR), e sou coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de Geografia da UFPR (2022-2024).

Published

2024-07-31

How to Cite

Lima Frick, E. de C. de, Alberti, E. do R., & Dal Pont, K. R. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA ÁREA DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DA UFPR. REVISTA GEOGRAFAR, 19(1), 100–116. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92441

Issue

Section

Artigos