FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA ÁREA DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DA UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92441Keywords:
Iniciação à docência, Ensino Remoto, Recursos didático-pedagógicos, Formação inicial.Abstract
A formação de professores e professoras vem sendo marcada por condições perversas e adversas, e não foi diferente ao enfrentar a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, trazendo maiores inquietações e desafios. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre a Formação Docente em tempos de pandemia e a manobra em buscar alternativas metodológicas para o ensino remoto compartilhando, dessa forma, experiências obtidas no ano de 2021 pela equipe do Projeto Expedições Geográficas da Universidade Federal do Paraná. As atividades remotas realizadas visaram a contemplar os três pilares do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) em atividades como: encontros formativos, imersão/observação de aulas remotas de Geografia, divulgação de práticas pedagógicas e publicações nas redes sociais, oferta de oficinas do Google Earth Pro para aulas de campo “remotas” e participação em eventos científicos. Acreditamos que, minimamente, com todos os desafios e todas essas experiências vividas junto ao projeto durante o ano de 2021, professoras e professores em processo de formação possam ter mirado com outras lentes para a complexidade da docência, tornando-seresilientes frente às adversidades enfrentadas.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam na Revista concordam com os seguintes termos:
– os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista Geografar o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Geografar (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes;
- as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.