O PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DO TAINHAS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v20i2.99262

Resumo

Resumo

De acordo com o disposto na lei N° 9.985 de 18 de julho de 2000, é indispensável que cada Unidade de Conservação no Brasil tenha um Plano de Manejo. Este documento técnico é essencial para o planejamento adequado da unidade; ele estabelece diretrizes para o uso da área, incluindo normas de manejo e zoneamento. O presente estudo tem como foco o Plano de Manejo do Parque Estadual do Tainhas, tem como objetivo analisar se as informações nele apresentadas estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Roteiro Metodológico de Planejamento de Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (IBAMA, 2002). A metodologia adotada centrou-se na pesquisa documental e bibliográfica. Os achados sugerem que o plano de manejo do parque necessita de uma revisão e atualização, com a finalidade de reavaliar o planejamento e a eficácia de sua execução, contribuindo assim para a preservação ambiental no estado do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: unidade de conservação; plano de manejo; Parque Estadual do Tainhas.

Biografia do Autor

Eduardo Mota, Universidade Federal de Pelotas

Discente do curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) bolsista de IC da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS)

Claure Morrone Parfitt, Universidade Federal de Pelotas

Doutora   em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Arquitetura na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Diretora Adjunta do Centro de Integração do MERCOSUL2012-2021 e professora Associada da Universidade de Pelotas com atuação no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e no Pós-graduação em Gestão para a Sustentabilidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pesquisa e publica na área de Análise Urbana e Regional com ênfase em Meio Ambiente Urbanização Gestão Urbana e Municipal

 

Nadia Campos Pereira Bruhn, Universidade Federal de Pelotas

 Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2016) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006).Atualmente é docente do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas, vinculado ao Centro de Integração do MERCOSUL (CIM). Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados. Tem experiência na área de Políticas públicas e Negócios Internacionais atuando principalmente nos seguintes temas: Política Ambiental e Política Industrial nacional e Internacional.

Downloads

Publicado

12/30/2025

Como Citar

Ferreira Mota, E., Parfitt, C. M., & Pereira Bruhn, N. C. (2025). O PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DO TAINHAS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO. Revista Geografar, 20(2), 238–258. https://doi.org/10.5380/geografar.v20i2.99262

Edição

Seção

Artigos